Por Ronaldo Leite / RL News - Para orientar a circulação e direcionar o fluxo de veículos e pedestres, a prefeitura Municipal de Inhambupe através da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, mandou sinalizar as ruas recém-asfaltadas.

Nesta manhã de sexta-feira (12), se comprova a  sinalização que informa e orienta os usuários. Respeitar à sinalização garante um trânsito mais organizado e seguro para os condutores e pedestres.

O RL News visitou as Ruas Simone Neri, Praça Cônego Maximiliano, Avenida Lomanto Jr, Rua Américo Cezar, avenida José Paulo e Rua Dr. Luís Coelho. Todas receberam sinalização horizontal.



Sinalização Horizontal
Sinalização gráfica horizontal é aquela executada sobre o pavimento de uma via para o controle, advertência e orientação ou informação do usuário. São faixas e marcas feitas no pavimento, com tinta refletiva, de preferência, e nas cores amarela e branca. A sinalização horizontal se apresenta em cinco cores:

AMARELA – utilizada na regulamentação de fluxos de sentidos opostos, na delimitação de espaços proibidos para estacionamento e/ou parada e na marcação de obstáculos.

VERMELHA – utilizada na regulamentação de espaço destinado ao deslocamento de bicicletas leves (ciclovias).e em simbolos (Ex.: hospitais e farmácias – cruz).

BRANCA – utilizada na regulação de fluxos de mesmo sentido; na delimitação de espaços especiais, de trechos de vias, destinados ao estacionamento regulamentado de veículos em condições especiais; na marcação de faixas de travessias de pedestres; na pintura de símbolos e legendas.

AZUL – utilizada nas pinturas de símbolos em áreas especiais de estacionamento ou de parada para embarque e desembarque.

PRETO – utilizada para proporcionar contraste entre o pavimento e a pintura.

As faixas podem ser contínuas, interrompidas e destinadas ao pedestre

FAIXA AMARELA CONTÍNUA – Quando traçada ao longo da pista de rolamento indica que o veículo não pode passar a outra metade da pista. Divide fluxo de sentidos opostos. Se traçada transversalmente, indica o limite onde o veículo deve deter-se quando a sinalização mandar parar.

FAIXA AMARELA CONTÍNUA – FAIXA BRANCA CONTÍNUA – Quando traçada ao longo da pista de rolamento, divide faixas em fluxos de mesmo sentido. Indica que a mudança de faixa de tráfego de mesmo sentido) não é permitida. Podem ser também traçadas transversalmente na pista. Duas a duas, paralelamente, delimitam a área de travessia do pedestre.

FAIXAS BRANCAS INTERROMPIDAS – Quando traçadas ao longo da pista de rolamento, indicam a sua divisão em duas ou mais faixas de tráfego, permitindo ao veículo passar de uma para outra.

FAIXA DE PEDESTRE – A área transversal ao eixo de uma via devidamente sinalizada, destinada à passagem de pedestres. É um elemento necessário nas ruas das cidades por ser a área na qual o pedestre tem prioridade sobre os veículos, visando a lhe oferecer o máximo de garantia no ato de atravessar a pista de rolamento. É também chamada passagem de pedestres ou faixa de segurança de pedestres. [Informações do Detran/Ba]

O RL News tentou conato com a Secretaria Municipal de Infraestrutura para saber se haverá sinalização vertical (placas)  de orientação de destino em locais pontuais da cidade e também a sinalização no comércio, mas não teve êxito. 

Leia mais notícias em  RL News e siga nossa página no Facebook e Twitter 
RL News, você vê primeiro aqui!



Poste um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem