Por Ronaldo Leite / RL News - O empresário e enfermeiro Erick Elói, é um paulista apaixonado por Inhambupe. De todos os estados que já passou e morou, foi por Inhambupe - Ba que ele se encantou. Além se sua esposa que tem raízes neste simples município, Erik só não é de fato filho nato, mais a paixão já o trouxe várias vezes neste pedaço de sertão, ampliando seu circulo de amizade. Sendo assim, se desfaz o absurdo de que Erick Eloi é um forasteiro!   

Nos últimas semanas, Eloi esteve participando dos festejos juninos que Inhambupe proporcionou, nesta oportunidade, o RL News bateu um papo descontraído com o empresário de cabeça politicamente moderna e com visões de futuro que, em seus sonhos, intitula Inhambupe de “ Paraíso”. Leia abaixo:
   
RL News - Prezado Erick eu não o vejo como um Forasteiro, pois há anos tens uma longa história de amizade com Inhambupe. Como você chegou e se identificou com essa cidade secular?
Ronaldo, fico muito agradecido pela consideração. Também não creio que Inhambupe me veja como “forasteiro” no sentido negativo da palavra já tenho muita coisa em comum com esta cidade inclusive uma grande família por opção, dezenas de histórias compartilhadas com os amigos daqui. Muitas felizes, outras nem tanto, já dividi histórias, com eles aqui e eles comigo lá em São Paulo e isto nos torna mais íntimos que várias família de sangue.  Minha esposa foi criada por sua avó, a saudosa dona Vavá de Nadú e há 22 anos tento conquistá-la e percebi que pra isso teria que aprender a amar as coisas que ela ama, e esta cidade faz parte da vida dela e da minha.

RL News - Porque você acredita que Inhambupe é um Paraíso?
Sou humanista de fé, e Inhambupe tem em sua historia uma paixão e beleza que hipnotiza quem chega, e se for contada pelo povo então, o Paraíso está em cada palavra, cada visão palavra sílaba que soa como calmante por sua alegria e simplicidade que são os tesouros de um verdadeiro paraíso. Comida boa, povo feliz e acolhedor. #paraiso #inhambupeterapia.
RL News - Mesmo de longe, morando em São Paulo, você está sempre ligado em Inhambupe. Como analisa esse atual cenário social de nossa cidade?
Verdade, sou natural de Santo André, ABC Paulista, palco das revoluções do proletariado brasileiro, berço do melhor presidente do Brasil (Luiz Inácio Lula da Silva), por isso tive oportunidade de conviver com o sindicalismo e suas historias de lutas e fazer parte de alguns momentos históricos brasileiros, escutar os primeiros sons da nova ordem social que agora vem sendo posta em check;

Inhambupe sofre dos efeitos da crise econômica mundial, crise do capital (crise da falta de crescimento das grandes nações e grandes multinacionais). A Segunda crise em uma década, uma em 2008 e esta agravada em 2014 e vem se estendendo até então e afetando os mais pobres.  E a cidade que não está acostumada a olhar pra dentro dos seus limites, valorizar e brigar pelos recursos como a grande maioria das cidades brasileiras sofre com a falta de recursos e o aumento dos efeitos do encolhimento da economia nacional, que por efeito rápido cortou todas as verbas aos municípios e congelou o gasto publico por 20 anos, agravando a crise da saúde, da educação, do desemprego e da violência em todo o país, acho que Inhambupe tem características que podem fazer dessa crise uma grande oportunidade pra crescer e preservar seu povo desse período de depressão  econômica, não identifiquei ações por parte do governo municipal atual e o cenário social vem se degradando junto com do resto do país e isso é uma sequencia de hábitos de governos anteriores que mesmo num cenário econômico nacional positivo não conseguiram ver o valor na pedra bruta que é esta cidade e este povo. E agora no cenário atual está mais difícil para todos os municípios, então é um enorme desafio para os gestores públicos de Inhambupe responderem aos anseios do povo.

RL News - Participando da última Festa Junina, vi que você conversou com políticos, empresários e populares. O que você colheu ou analisou de crescimento e lamentações?
Tenho certeza que todos somos seres políticos por natureza, mais aqui pra nós, em Inhambupe o povo é acima da média.  A grande maioria das pessoas tem no seu cotidiano as ações politicas da cidade como tema central em suas conversas, imagino que por conta das expectativas criadas na ultima eleição municipal que foi acentuada pela crise brasileira. E não São João não foi diferente, já que é uma festa importante no calendário da cidade. Nos arrastões encontrei vários amigos, personalidades da política local, do comércio da cidade, os professores e até jovens, todos tem uma visão questionadora e duvidosa da capacidade de respostas deste governo, aos desafios que estão enfrentando e os que estão por vir até 2020.

Em todas as conversas tem um elemento forte e positivo que se for trabalhado, posso afirmar com certeza, será o elemento que pode vir a reverter este sentimento de dúvidas da população em geral com relação ao governo: a credibilidade pessoal do Sr. Fortunato Silva;  talvez pela identidade da população com ele (por ter vindo do povo). Eu precisaria de mais tempo pra identificar o motivo do ponto vista científico e mais aprofundado;  mais o fato é que a pessoa dele  tem mais credibilidade que o governo que ele lidera! Usei para todos propositalmente a pergunta direta, O QUE VC ACHA DO NENA? A resposta foi unânime, embora as pessoas eram muito diferentes, economicamente, culturalmente e academicamente,  e em síntese a resposta foi a mesma:  “ELE É DO BEM! – CORAJOSO! – TRABALHADOR!”. A partir daí a esperança das pessoas  voltava a suas  faces, então ainda existe esperança. Acredito que ainda pode fazer a cidade crescer, manter seu diferencial positivo e fazer com que o povo tenha orgulho de ser Inhambupense e espero que ele( Sr. Fortunato) faça história se reelegendo prefeito desta cidade e faça seu sucessor.
Erick em visita ao São João de Inhambupe
RL News - Sabemos da sua forte participação na política de São Paulo e tem uma visão do cenário Nacional. Trazendo para Inhambupe, você acha que o Município está no ritmo certo ou precisa ser reavaliado?
Tenho um grande orgulho de participado das grandes disputas políticas históricas recentes das duas ultimas décadas. Comecei minha militância política no movimento estudantil secundarista em 1995 no grêmio do “Carlina” por afinidade com o esporte, em 1996 já estava militando na UMES (União Municipal do Estudantes Secundaristas ) de Santo André, em 1997 tive meu primeiro grande desafio de dirigente político estudantil, organizamos um evento histórico pra politica nacional e pra minha geração: Hip Hop  Juventude e LULA. Em 1998 comecei a participar da juventude do PT, atuando em campanhas eleitorais. Já em 2000, tive a oportunidade de ajudar na eleição do vereador e hoje amigo Antônio Leite. Em 2001 fui coordenador de juventude suprapartidário da campanha de LULA - presidente e consequentemente fui Assessor parlamentar do Deputado Wagner Rubinelli.  Em 2004 coordenei por completo uma eleição de vereador em Santo André, ficamos na suplência com 3.565 votos. 2006 coordenei uma campanha em Santo André do Deputado Federal José Mentor e tivemos 104.000 votos, que me deu noção do abismo de estrutura que existe entre candidaturas, mais me colocou frente a grandes figuras que me fizeram ser o que sou hoje, e saímos vitoriosos. 2008 tive uma participação mais de consultoria e planejamento em alguns municípios pra fortalecer projetos de futuros prefeitos da região metropolitana de São Paulo, Santo André, Franco da Rocha, São Bernardo  do Campo, Potim,  Guaratinguetá;  2010 coordenei a campanha de Deputado Federal do Vicente Cândido e mais suas várias dobradas estaduais que resultaram em 160.000 votos e em 2012 construímos eu minha esposa e uma advogada que já visitou Inhambupe,  8 campanhas a prefeituras no estado de SP e suas respectivas campanhas proporcionais. 2014 fui convidado a coordenar a logística de materiais Nacional da Campanha Presidencial, obtivemos 54 milhões de votos. 2016 estudei e observei  a tentativa de um conjunto de atores da sociedade em extinguir o ainda maior partido político da América Latina e conseguiram apenas expor os diferentes tipos de cidadania e o abismo das relações sociais, por isso 2018 sou Pré-candidato a Deputado Federal por São Paulo. Achei importante pontuar minha trajetória politica pros seus leitores, para contextualizar essa pergunta, com certeza precisa ser revista do ponto de vista de projeto político, quanto do ponto de vista das expectativas do povo!

Inhambupe precisa de um pacto politico social, para proteger os mais vulneráveis e a cidade do ponto de vista comercial econômico. A prefeitura é o único instrumento que tem todas as condições de fazer estas ações de fomento, desenvolvimento e proteção ao que chamo de patrimônio municipal, que é o comercio local, pois gera emprego e renda e segura os recursos na cidade, a indústria que deve ser trazida e desafiada a contribuir com projetos de inclusão e formação dos jovens da cidade, o desenvolvimento social do município e o agronegócio que pode ser muito mais estimulado com projetos de geração de renda e sociabilização da juventude e cito um que recentemente conheci o da Coocai que já tem uma parceria do poder público municipal, aproveito para parabenizar o seu coordenador Manoel e ao prefeito pela sensibilidade no apoio, o município é um paraíso e falta principalmente uma comunicação politico social objetiva e clara.
Erick em visita a Cooperativa de Catadores de Inhambupe
RL News - Como empresário você desenvolve um divino trabalho. Como você resume esse trabalho?
Sou um pequeno empresário do setor de serviços, atuamos em 15 Maternidades espalhadas pelo Grande Abc, São Paulo e Interior.  Temos 40 colaboradoras, a luta é grande e o desafio diário. O motivo de existirmos é eternizar o divino momento da chegada de uma nova vida e a emoção de sua família, uma vez que registramos tudo em sons e imagens para que possa ser recordado sempre que o cliente sentir saudades.

Sou apaixonado pelos momentos únicos de cada dia e pelo que podemos proporcionar na vida de cada um desses clientes. Por isso demos o nome a empresa de Momento Único.
Erick Eloi palestrando em SP
RL News: Faça suas Considerações Finais
Gostaria de agradecera a Deus, minha esposa Kelly e minha filha Ana Clara, a você Ronaldo Leite pela elaboração de cada questão aqui exposta e de antemão quero dizer que você tem um grande papel no apontamento dos caminhos de desenvolvimento políticos e social de Inhambupe.  

Agradecer também aos meus familiares e amigos que fazem de Inhambupe “o paraíso”.
E por fim agradecer a todos que nestes anos me receberam no paraíso em suas casas, em seus abraços e dizer que realmente torço pra esta cidade dar certo e me coloco a disposição de todos que nutrem o mesmo sentimento pelo município de Inhambupe e seu povo.

Deus abençoe o prefeito e seus atos, podem contar comigo a qualquer hora.

Leia mais notícias em  RL News e siga nossa página no FacebookTwitter e G+
RL News, você vê primeiro aqui!

Poste um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem