Inhambupe - RL News: Representas do Conselho Municipal de Educação, Seduc, Fórum e Conferência Municipal participam da Conferencia Estadual em Salvador. 

Gestores estaduais, municipais, professores, estudantes e profissionais da Educação de 300 municípios da Bahia, além de representantes de diferentes segmentos sociais, estão reunidos em Salvador, para participar, nestas quinta e sexta-feira (3 e 4) da 3ª Conferência Estadual de Educação. Promovida pela Se­cre­taria da Educação do Estado e pelo Fórum Estadual de Educação, a conferência aborda o mo­ni­to­ra­mento dos Planos Municipais e Estadual de Educação, para ana­lisar o cum­pri­mento das metas e estratégias das de­li­be­ra­ções instituídas nos Planos Mu­ni­ci­pais e Es­ta­dual de Educação, vi­sando à melhoria do Sis­tema Es­ta­dual de Edu­cação. Outra finalidade é apre­sentar e votar as ações de­li­be­radas nas  Con­fe­rên­cias Mu­ni­ci­pais de Edu­cação, realizadas para de­finir as de­ci­sões que serão en­ca­mi­nhadas para a Conferência Nacional. A abertura do evento contou com a presença do secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro.

Pi­nheiro falou sobre a importância da conferência. “É um momento de reflexão, de ausculta e de uma completa participação da sociedade fazendo cobranças ao poder público e, ao mesmo tempo, atuando como verdadeira guardiã do que é o real espírito público, no que se refere ao cumprimento de peças importantes no contexto da Educação brasileira. A realização da conferência trará uma contribuição importante, na medida em que poderá extrair dessas auscultas uma série de diretrizes e reflexões, para que a Secretaria da Educação possa corrigir rumos da sua conduta e de, forma bem enfática, cumprir o Plano Nacional de Educação, o Plano Estadual de Educação e o Currículo Bahia, bem como discutirmos a reformulação da BNCC (Base Nacional Comum Curricular)”, avaliou Pinheiro. 

A presidente do Conselho Estadual da Educação (CEE), Anatércia Contreiras, ressaltou que a Conferência Estadual de Educação é fundamental para a sistematização do que foi produzido nas conferências municipais e para o próprio processo de monitoramento e avaliação do Plano Estadual de Educação. “A forma de acompanhamento das metas estratégicas do Plano deve se dar mesmo nas conferências estaduais, que são etapas necessárias para a conferência nacional. Nesta conferência vamos retomar esta discussão”.

Também presente à abertura da conferência estadual, o presidente da União Na­ci­onal dos Di­ri­gentes Mu­ni­ci­pais de Edu­cação (UNDIME), Willians Panfile, destacou a mobilização dos municípios para o evento. “Estamos muito felizes com o trabalho realizado nos municípios. Quase 300 municípios realizaram as suas conferências e estão aqui hoje, representados pelos seus delegados. Apesar das dificuldades financeiras, fizeram esforço grande de estarem aqui para participar, trazer a opinião dos municípios na discussão sobre a Educação na Bahia”. 

Inhambupe 
Representando o Conselho Municipal de Educação de Inhambupe, o presidente  Ronaldo Leite participou da abertura da Conferência  juntamente com a Secretária de Educação do município Genaide Maria Azevedo e com a Coordenadora Pedagógica Jociara Franco.

“Estamos atuantes e focados desde já, entre outros assuntos,  nos estudos Base Nacional Comum Curricular - BNCC. Nossa vinda aqui fortalece nosso compromisso”, conclui Ronaldo Leite.[com informações e fotos do educacao.ba]

Na Conferência Estadual também estavam presentes Milton Lima (representando Matrizes Africanas), Joanice Santos ( representando os Conselhos Municipais) e José Carlos (representado a gestão municipal), eleitos delegados em fevereiro/2018 na última Conferência Municipal de Inhambupe, além de Luciana Cardoso, Coordenadora do Fórum Municipal de Inhambupe. 

Leia mais notícias em  RL News e siga nossa página no FacebookTwitter e G+
RL News, você vê primeiro aqui!



Poste um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem