O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta quinta-feira, 27 de agosto, que o país chegou a 211,8 milhões de habitantes em 2020, crescendo 0,77% em relação ao ano passado. A partir da nova estimativa populacional, que serve de parâmetro para o Tribunal de Contas da União (TCU) realizar o cálculo dos coeficientes do Fundo de Participação dos Municípios (FPM),  a Confederação Nacional de Municípios (CNM) elaborou estudo da mudança para o exercício de 2021, relativa à distribuição do FPM – Interior.

Segundo a estimativa do IBGE, 1.569 Municípios, ou mais de 28% das cidades do país, tiveram redução de população. Desses, 17 teriam o coeficiente rebaixado, se não fosse a Lei 165/2019. Por outro lado, 126 Entes tiveram acréscimo populacional. O Estado da Bahia tem o maior número de mudanças: 56 Municípios com redução.

A coeficiente, que define a quantidade de recursos que é transferido para cada unidade de federação ou município, é calculado de acordo com a população de cada município brasileiro e a renda per capita de cada estado. Ambos os dados são consultados em levantamentos do IBGE. Então, com a nova estimativa divulgada pelo Instituto, a CNM realizou estimativas de perdas e ganhos dos municípios tiveram aumento ou não as populações.

O município de Água Fria foi beneficiado com a estimativa populacional e ganhou em coeficientes.

Água Fria: 2020 coeficiente 1,0 e em 2021, coeficiente 1,20 - Veja aqui e Aqui

Leia mais notícias em  RL News e siga nossa  página no FacebookTwitterInstagram e Rss
RL News, você vê primeiro aqui! Pesquisa feita no CNM / Foto reprodução/Internet

Fique ciente: O acesso à informação é um direito fundamental previsto no ordenamento jurídico brasileiro no art. 5º inciso XXXIII, bem como no inciso II do § 3 do art. 37 e no § 2 do art. 216 da Constituição Federal de 1988. Ademais, segundo o art. 220, § 1º, da CF/88, nem sequer lei pode criar empecilho à plena liberdade de informação jornalística em qualquer veículo de comunicação social.

Poste um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem