Profissionais da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) do Hospital Regional Dantas Bião, em Alagoinhas, realizaram, esta semana, mais uma captação de córneas na unidade. A doadora foi M.M.S, de 62 anos, que veio a óbito e a família autorizou a doação das córneas, tendo então sido iniciado todo o processo de captação.
A enfermeira Monique Carmo informa que, para viabilizar a doação, é necessário que a pessoa tenha entre dois e 70 anos de idade, não apresente enfermidades como Hepatites B e/ou C, HIV (AIDS), morte por causa desconhecida ou outras enfermidades infectocontagiosas transmissíveis por meio do transplante.
“A captação de órgãos e os transplantes se apresentam hoje como uma possibilidade viável e eficaz de amenizar o sofrimento e a morbidade de pessoas com doenças graves. Para viabilizar a doação, toda a equipe é importante, como psicólogos e assistentes sociais que conversam e tiram todas as dúvidas dos familiares”, explicou Monique Carmo.
A doação só é realizada mediante autorização familiar documentada e na presença de duas testemunhas. Os dados do doador e dos familiares são mantidos em sigilo, por isso é importante que a pessoa informe em vida o desejo de se tornar um doador. Fonte: Ascom do Dantas Bião / Foto reprodução/Internet

Poste um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem