A equipe do Hospital Regional Dantas Bião, em Alagoinhas, registrou neste domingo, 16, mais uma captação de múltiplos órgãos. O gesto de amor da família do doador de 17 anos, beneficiará pacientes que esperam na fila por um transplante.
O doador teve o diagnóstico de morte encefálica confirmada e, após realização de todos os testes comprobatórios determinados pela Legislação Brasileira, e seguidos os requisitos do processo, que incluem a concordância da família do doador, aconteceu a captação do fígado, rins e córneas.
A enfermeira Monique Carmo da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) do HRDB, destacou que a família já havia ouvido falar sobre a doação de órgãos e transplantes, então decidiu doar.
“O contato e a conversa com os familiares é essencial para que a autorização seja dada e assim realizada a captação. Sabemos que é um momento de dor, respeitamos e buscamos dar o máximo de orientação à família. Eles estavam muito abalados com a perda, mas decidiram autorizar a doação. Foi emocionante e agradecemos a todos eles por salvar outras vidas”, explica Monique Carmo.
De acordo com dados da Coordenação do Sistema Estadual de Transplantes (Coset), da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), o número de pessoas que resistem a autorizar o transplante de órgãos de parentes, na Bahia, ainda é muito alto. De cada 10 famílias baianas, apenas três autorizam o procedimento após o falecimento do parente, enquanto a fila de quem depende deste procedimento tem crescido nos últimos anos.|saude.ba / Fotos reprodução

Poste um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem