O prefeito Joaquim Neto assinou, na manhã desta sexta-feira (24), a Ordem de Serviço para o início imediato das obras de reforma e reestruturação que vão dar uma nova cara à Praça José Joaquim Seabra (J.J. Seabra), conhecida como Praça do Coreto. A ação, que integra a política municipal de requalificação  de espaços públicos, vem para garantir mais um lugar de convívio social atraente e confortável, melhorando a qualidade de vida das famílias, dos tradicionais fotógrafos lambe-lambe e demais comerciantes que trabalham na praça.

O ato de assinatura contou com a participação dos secretários, dos vereadores Norberto Alves(Bebé), Ozeas Menezes, Jorge da Farinha e do líder da base governista na Câmara, José Cleto (Cleto da Banana), representantes das forças empresariais, de entidades de classe e da presidente da Associação dos Fotógrafos, Dulcicleide Barreto (Kekeu), que em sua fala, elogiou a iniciativa do prefeito Joaquim Neto e destacou a receptividade da gestão às demandas da categoria nas etapas de construção do projeto.

Com investimentos de 920 mil reais, dentre os destaques da requalificação está a construção de novas áreas de jardinagem, mas preservando todas as árvores originais, assim como também serão mantidas todas as características da arquitetura marcante do tradicional Coreto Bar, construído pelo último intendente municipal, Saturnino Ribeiro e inaugurado em 1927.

O espaço também vai ganhar melhorias no estacionamento, quiosques bem estruturados para os comerciantes, iluminação especial e a área de circulação terá piso de concreto intertravado e acessibilidade, garantindo um espaço mais inclusivo e receptivo para a comunidade. Quem utilizar o equipamento ainda vai poder contar com  áreas de conforto e diversão em mesas de jogos que serão instaladas durante a obra.

Um dos primeiros espaços destinados à sociabilidade a serem constituídos no centro urbano, a importância do equipamento no processo de desenvolvimento do nosso município foi um dos pontos citados pela vice-prefeita e secretária de Cultura, Esporte e Turismo, Iraci Gama. “A Praça J. J. Seabra precisa voltar a ser a praça da história, da cultura, da arte e da beleza de Alagoinhas. Aqui, quem vinha no trem, parava na antiga estação ferroviária e antes de seguir, descia para fazer compras, fotos, e se deparava com um lindo jardim, que chamava atenção pela diversidade e pelo cuidado com o qual era preservado. Os lambe-lambe representam o passado e esse passado é tão importante que o nosso objetivo não é refazer, transformar, e sim restaurar este belíssimo coreto e resgatar todo o esplendor da Praça J.J. Seabra”, disse a vice-prefeita.
“A nossa gestão tem trabalhado muito para dar seguimento e entregar obras por toda a cidade e a construção e revitalização de praças fazem parte deste projeto. O meu crescimento pessoal também está ligado à Praça do Coreto, foi aqui que adquiri o gosto pela leitura, onde temos a barraca de jornais e revistas mais antiga de Alagoinhas, e onde também resiste o ofício do fotógrafo de rua. Eu tenho certeza que os permissionários, após esses meses de desconforto necessários no período de obras, em que precisarão ser realocados, vão faturar muito mais, porque com a valorização do espaço, o movimento vai ser muito maior”, destacou o prefeito Joaquim Neto. “Fico muito feliz em poder agregar à minha trajetória como prefeito de Alagoinhas, a construção e a revitalização de espaços de lazer e de manifestações culturais, para que a comunidade possa voltar a aproveitar o tempo com a família, sem pagar por isso, e que os comerciantes tenham melhores condições de trabalho”, complementou.
A intervenção na JJ Seabra integra o pacote no valor de 50 milhões lançado pela prefeitura, que inclui a macrodrenagem da Cavada, a requalificação em 13 vias do bairro Alagoinhas Velha  e a construção da Célula C do Aterro Sanitário, cujas obras já estão em andamento . Dentro deste pacote, nas próximas semanas, também está previsto o início da obras de drenagem, pavimentação e acessibilidade na Rua Irmã Dulce e transversais, da cobertura do galpão da área de confecções da Central de Abastecimento e da requalificação da Praça Kennedy.|Secom Alagoinhas / Fotos Toberto Fonseca

Poste um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem