O ex-comediante e ator de televisão Volodimir Zelenski (41) foi empossado como presidente da Ucrânia. Ele prometeu proteger a “soberania e independência” de seu país durante a cerimônia em Kiev.

Em sua popular série televisiva ‘Servant of the People’, ele desempenhou o papel de um professor que é eleito presidente após um discurso contra a corrupção. Sua interpretação como presidente foi lendária na Ucrânia. Ele também era popular como comediante stand-up.

Zelenski é o mais jovem chefe de Estado ucraniano desde a era soviética. Os eleitores deram as costas aos políticos experientes durante as eleições. Eles escolheram o jovem, que se apresentou como um estranho que veio para demolir o sistema.


Depois de assumir o cargo, o novo presidente dissolveu imediatamente o parlamento. Zelenski imediatamente pediu ao parlamento para retirar a imunidade de seus membros, para que parlamentares corruptos possam ser processados.

O novo presidente pretende realizar novas eleições para o parlamento o mais rápido possível.

Eleições
Em abril, Zelenski ganhou a eleição com 73,2% dos votos. De acordo com cientistas políticos, além de sua popularidade como ator, o sucesso de Zelensky, que é considerado muito inteligente, decorre do fato de que ele não está ligado a nada e nem a ninguém. Ele nunca sujou as mãos na política e apenas imitava líderes políticos como comediante.


Conflitos
Zelenski se tornou o chefe de um país dividido. No leste da Ucrânia, grandes áreas estão nas mãos de separatistas pró-russos, como as regiões de Donetsk e Lugansk. Eles não reconhecem a autoridade do governo em Kiev. Há 5 anos, os rebeldes, apoiados pelo exército pró-russo, lutam pela separação de suas autoproclamadas “repúblicas populares”.

Para trazer a paz, Zelensky pretende negociar diretamente com os rebeldes e com seu patrono na Rússia. Poroshenko sempre assumiu uma posição mais dura e avisou que Zelensky, por causa de sua inexperiência, venderá os interesses da Ucrânia ao endurecido e experiente presidente russo Vladimir Putin. / Reuters/ Valentyn Ogirenko

Assista abaixo o vídeo de sua posse.


Poste um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem