Por Ronaldo Leite / RL News - A portaria de Nº 4.298 publicada no dia 27 de dezembro de 2018 no Diário Oficial da União divulgou a lista dos Estados e Municípios que vão receber Unidades Móveis do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência.

A entrega das ambulâncias será realizada exclusivamente para renovação de frota de veículos cadastrados no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (SCNES) e habilitados com cinco ou mais anos de uso e sem renovação. Será utilizado o critério de idade da frota, em anos, conforme o ano de habilitação do veículo para início da contagem do tempo de utilização.

Na lista, estão 60 municípios da Bahia que receberão novas ambulâncias. Inhambupe que fica aproximadamente 160 km de Salvador será beneficiada com uma nova unidade do Samu.  
RL News selecionou o município de Itapicuru e os que integram a microrregião de Alagoinhas. Veja quais poderão receber a doação de Unidades Móveis do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu): Alagoinhas 0, Aporá 01 unidade, Acajutiba 0, Aramari 0, Itapicuru 0, Inhambupe 01 unidade, Araças 01 unidade, Crisópolis 01 unidade, Rio Real 0 e Sátiro Dias 01 unidade.

Na oportunidade, veja outros municípios da região:  Olindina 01 unidade, Nova Soure 0, Água Fria 0.
RL News tentou contato com a  Secretária de Saúde  de Inhambupe para se informar se às exigências expressas na portaria como condições para que ocorra a renovação já tinham sido feitas. Em resposta, a secretária disse que o município já recebeu a confirmação da disponibilidade de uma unidade móvel e as medidas serão tomadas. 

Quando chamar o SAMU?
O atendimento do SAMU 192 começa a partir do chamado telefônico, quando são prestadas orientações sobre as primeiras ações. A ligação é gratuita, para telefones fixo e mível. Os técnicos do atendimento telefônico que identificam a emergência e coletam as primeiras informações sobre as vítimas e sua localização. Em seguida, as chamadas são remetidas ao Médico Regulador, que presta orientações de socorro às vítimas e aciona as ambulâncias quando necessário.


Leia mais notícias em  RL News e siga nossa página no FacebookTwitter e G+
RL News, você vê primeiro aqui! / Pesquisado por RL News no DOU / Foto: Manu Dias/Agecom

Poste um comentário

أحدث أقدم