MPF acionou Alagoinhas, Ribeira do Pombal e Olindina por baixa vacinação contra a poliomielite (paralisia infantil)

O Ministério Público Federal (MPF) acionou 63 municípios da Bahia que têm menos de 50% das crianças protegidas contra a poliomielite (paralisia infantil) para que adotem as medidas necessárias para garantir o aumento da imunização. Ao todo, 312 cidades brasileiras começaram a ser notificadas na sexta-feira (6), mas a informação foi divulgada na segunda-feira, 9 de julho 2081. 

Destas municípios acionadas, Araci, Tucano, Ribeira do Pombal. Sítio do Quinto, Olindina, Biritinga, Alagoinhas, Jeremoabo, estão na lista. A recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) é de que a cobertura contra a poliomielite seja de 95%. A doença é considerada erradicada no país, mas, de acordo com o MPF, a deficiência na cobertura vacinal dos municípios impõe risco de reintrodução da patologia no país. Lista de municípios acionados pelo MPF. 

Sobre a situação de Ribeira do Pombal apresentada pelo Ministério da Saúde, a prefeitura divulgou nota de esclarecimento de que o calendário de vacinação vem sendo cumprido normalmente  e que a tal posição do município se deu em função de falha na transmissão dos dados dos números vacinais para o Ministério da Saúde. [ Informações do Joilsoncosta / Foto montagem]

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.