Cerca de 50 famílias que fazem parte da Associação dos Pequenos Agricultores da Fazenda Moita Redonda, em Inhambupe, vêm sofrendo com a dificuldade de acesso à água potável. Um poço tubular existente na localidade tem vazão para 70 mil litros por hora, mas rende apenas 20 mil por conta da antiga estrutura utilizada para captação, o que é insuficiente para suprir a demanda da população. Com objetivo de buscar apoio para solução do problema, o deputado Joseildo Ramos (PT) e o presidente da associação, Ailton José da Conceição, estiveram reunidos com o secretário de Desenvolvimento Rural do Estado (SDR), Jerônimo Rodrigues, na manhã desta segunda-feira (21). Ele garantiu apoio à demanda e direcionou assessoria para orientá-los na busca de mais investimentos por parte do Estado para projetos e iniciativas da instituição.

De acordo com Ailton José, presidente da associação, a Companhia de Engenharia Ambiental e Recursos Hídricos (Cerb) realizou há aproximadamente 15 dias um estudo de viabilidade no poço, o que pode adiantar a decisão para solução do problema. “Já temos o estudo, o poço com boa vazão e um reservatório para 250 mil litros. Agora só falta modernizar o sistema para aumentar a captação. Quero agradecer ao deputado Joseildo que vestiu a camisa com a gente nessa missão”, disse. O secretário Rodrigues afirmou que vai avaliar o relatório produzido pela Cerb e garantiu apoio ao assentamento. “Vamos estudar o material da Companhia e verificar as possibilidades para ajudar. Fiquem tranquilos que vocês não ficarão desamparados por nós. Não vamos deixar na mão quem quer produzir”, afirmou.

Investimento - Ainda durante a reunião, o ex-presidente da associação, Raimundo Rodriguez, apresentou as dificuldades para os agricultores da região investirem na produção, e destacou a falta de capital de giro. De imediato, o secretário agendou um encontro com a coordenadora de Reforma Agrária, Isabel Oliveira, para orientação sobre alternativas para obter investimento pelo Governo do Estado, como participação em editais e inscrição em projetos e convênios disponíveis. “A associação de vocês está toda regulamentada e pode participar de nossos benefícios. As orientações vão abrir várias possibilidades. Fiquem atentos e participem”, concluiu.  [Assessoria de Joseildo Ramos]

Poste um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem