Democratas e PSDB anunciaram na manhã desta sexta-feira (25), em reunião ocorrida no Hotel Fiesta (em Salvador), que vão caminhar juntos nas eleições de outubro. José Ronaldo, ex-prefeito de Feira de Santana, eleito quatro vezes no primeiro turno, será o candidato a governador, enquanto, o deputado federal Jutahy Junior concorrerá a uma vaga no Senado. A outra vaga de senador e o pré-cadnidato ao cargo de vice-governador ainda serão definidos com a participação de outros partidos ou mesmo das próprias legendas. A união foi selada na presença do prefeito de Salvador, ACM Neto, postulante inicial ao Executivo estadual, mas que decidiu cumprir o mandato à frente da capital baiana.

O encontro ocorreu diante de um auditório completamente lotado com lideranças políticas de todo o estado, entre prefeitos, ex-prefeitos, vereadores, secretários municipais, deputados estaduais e federais. Os candidatos foram saudados desde a chegada ao hotel por uma multidão de sipatizantes. José Ronaldo, que tem longa experiência no meio político, tendo se destacado como vereador, depois prefeito de Feira de Santana, deputado estadual por três vezes e deputado federal, disse que a chapa está sendo formada ouvindo outros partidos e a classe política e que até o mês de junho será divulgada a formação completa.

O ex-prefeito, conhecido por ter chegado em quatro oportunidades à prefeitura de Feira de Santana no primeiro turno, a última delas com mais de 70% dos votos, além de ser conhecido como político “ficha limpa”, saudou as lideranças dos partidos presentes: PHS, Solidariedade, PSC, PTB e PRB e fez um agradecimento público ao deputado federal João Gualberto (PSDB), que era o pré-candidato do PSDB ao governo e abriu mão da candidatura em prol da união dos partidos de oposição para formar uma chapa forte para as eleições de outubro. “Quero agradecer por sua postura, sua franqueza. Conheço bem suas qualidades. Nos lançamos candidatos juntos. João sempre foi sincero nos seus pontos de vista e pode ter certeza de que queremos da mesma forma a retomada do desenvolvimento da Bahia”.

José Ronaldo salientou a necessidade de um governador que “olhe para os 417 municípios da Bahia, que ande de carro pelas estradas, que conheça o homem do campo, do interior”. O pré-canddiato disse que o objetivo é visitar o máximo possível de cidades. Já esteve em mais de 40, e quer saber o que pensa e o que anseia a população. “O governador do PT, na correria, e de helicóptero, tem se tornado craque em assinar ordens de serviço, mas sabemos das pessoas que essas ordens não saem do papel e apenas servem para iludir o povo. O governo esconde a sigla e a estrela do partido, com vergonha. Eu quero é um governo sério, de respeito ao dinheiro público, aplicado de forma séria, como faz o prefeito ACM Neto na capital”.

ACM Neto
O prefeito ACM Neto, líder do ranking nacional de prefeitos de capitais e presidente nacional do Democratas, falou sobre a importância do Democratas e PSDB caminharem juntos e disse que todos os partidos de oposição serão ouvidos para decidir a formação completa da chapa. “Estamos somando apoios importantes para essa aliança e de forma democrática vamos conduzir até a formação final com a outra vaga para o Senado e vice-governador”. Sobre a possibilidade dos partidos terem candidatos diferentes à presidência da República, o prefeito explicou que não será problema e cada partido terá o seu palanque, independente da eleição para o governo e senado. “O momento é de comemoração da aliança entre os nossos partidos na Bahia”.

O pré-candidato ao Senado, Jutahy Junior, ressaltou seus 40 anos de vida pública, desde a década de 1980. Lembrou de diversas passagens da história política recente brasileira, da Constituinte, o impeachment de Collor, implantação do Plano Real, entre outras. “O que me motiva é um vida limpa e honrada. Esse ato tem o sentido de buscar melhoria de vida para os baianos. Quero parabenizar o gesto do meu amigo João Gualberto, cuja visão democrática faz com que estejamos nessa unidade. Ele pensava que a melhor estratégia seria manter as duas candidaturas, mas abdicou da sua vontade pessoal e promoveu a união. Vamos enfrentar um partido, o PT, que não tem limites na lei, nem fora dela. Vamos fazer uma campanha limpa, transparente”.

João Gualberto, presidente do PSDB na Bahia, falou sobre o pré-candidato José Ronaldo, que por quatro vezes foi aprovado pela população de Feira de Santana. “Fui prefeito de Mata de São João, também com forte aprovação. Somos parecidos. A campanha não será fácil. Lutar contra o PT e a máquina de governo é uma missão. José Ronaldo é um nome limpo, conhecido em toda a Bahia e tem o dever de investigar situações suspeitas como a venda da Cesta do Povo. Nós temos o melhor candidato. Sou feliz de estar ao lado de ACM Neto. As pessoas estão vendo como ele mudou Salvador, a grande administração que faz”.[Informações do digabahia/Foto: Angelo Pontes]


Poste um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem