O inhambupense e prefeito do município de São Miguel das Matas, José Renato Araújo - Zé Renato (PP) e Wilma Vergasta, Secretária Municipal de Saúde do município de Entre Rios, participaram no último dia (6/2) da reunião com o ministro da Saúde, Ricardo Barros, e prefeitos de todo o estado da Bahia.

O governo federal custeia 43% do que é investido em saúde hoje no Brasil. Esse valor deveria ser de 55% para livrar essa área da administração pública do subfinanciamento. Este assunto foi tema da reunião realizada na sede da União dos Municípios da Bahia (UPB).

Ao apresentar os dados da Saúde no Brasil e fazer um balanço dos R$926 milhões repassados às prefeituras baianas em quase dois anos à frente do ministério, Ricardo Barros, admitiu o subfinaciamento da saúde e afirmou que “há um financiamento que os municípios assumiram”. Para driblar a situação, o gestor citou esforços para mudar a lógica do repasse dos recursos, que era vinculado em diversos programas e agora, segundo o ministro, “cada um vai decidir o que fazer”, explicou ressaltando que “R$7 bilhões estão parados em contas da saúde que não se aplica”.

O presidente da UPB e prefeito de Bom Jesus da Lapa, Eures Ribeiro, listou algumas das demandas prioritárias dos municípios, entre elas a parcela não repassada do Piso da Atenção Básica Fixo (PAB Fixo), em dezembro de 2013. “O governo na época disse que repassou diluído, mas na nossa conta não entrou”. Ele ressaltou também a importância da criação de um programa de reforma e construção de Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

Ao RL News o prefeito Zé Renato disse por telefone que estes encontros são importantes para se debater todas as questões possíveis quanto a recursos e manutenção da saúde. A população precisa de assistência, por isso estamos aqui, disse.   

Quanto a Secretaria de Saúde de Entre Rios, Wilma Vergasta, que estava acompanhada do Prefeito Elizio Simões (PDT), disse ao site que é importante que todos os gestores acompanhem e participem destes encontros. Entre Rios é um município que tem compromisso com seu povo por isso estamos aqui. Atentos! Conclui.  

Leia mais notícias em  RL News e siga nossa página no Facebook e Twitter 
RL News, você vê primeiro aqui!
[Com informações e pesquisa da UPB]

Poste um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem