Em Inhambupe, o movimento " um novo comércio" comemora as informações

De acordo com informações divulgadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), em sua sessão plenária desta quinta-feira (14), a cidade de Inhambupe, localizada no Agreste baiano, a 156 km de Salvador, foi a que mais cresceu em arrecadação de ICMS (Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação) e aumentou a sua participação no rateio da parcela de 25% sobre o produto de todo o recolhimento desse tributo. A notícia veio após a aprovação da resolução que fixou os percentuais do Índice de Participação dos Municípios (IPM) na divisão do ICMS.

O movimento Um Novo Comércio, formado por empresários e profissionais liberais de Inhambupe, comemorou o resultado e afirmou que essa mudança é fruto do comprometimento, confiança e dedicação de todos aqueles empreendedores locais responsáveis por movimentar os setores produtivos da Cidade, como o comércio, setor de serviços, agronegócio, construção civil, entre outros. O grupo disse ainda  que esse destaque de Inhambupe é reflexo dos movimentos proporcionados pelo comércio no sentido de se organizar e exigir melhorias em sua estrutura, a exemplo do que ocorreu quando da reabertura integral da agência do Banco do Brasil na Cidade e a readequação do Banco Bradesco às normas de segurança estabelecidas, bem como a aprovação do novo estatuto social da Câmara de Dirigentes Logistas (CDL) de Inhambupe, primeiro passo para a modernização da entidade.

De acordo com os cálculos dos auditores da 3ª Coordenadoria de Controle Externo do TCE, apesar da crise econômica que o País atravessa, 254 municípios baianos terão aumento de participação na arrecadação proveniente do rateio do ICMS, enquanto outros 163 vão registrar queda em relação a 2016.

RL News selecionou Itapicuru e os municípios que integram a microrregião de Alagoinhas.

Dentre os municípios que vão ter parcela maior do ICMS em 2017, Inhambupe lidera com 14,81% , sendo o maior crescimento verificado na microrregião. Entre os que sofreram crescimento mais tímido em 2017, estão: Acajutiba (8,73%); Rio Real (6,88%); Alagoinhas  (5,85%); Itapicuru (4,56); Sátiro Dias (2,76%); Aramari (2,72%); e Crisópolis (1,72%).  

Na oportunidade, veja outros municípios da região que encolheram em crescimento do IPM:  Olindina (-1,64%) e Nova Soure  (-4,56%).

Ultrapassando em crescimento real cidades tradicionais da região Litoral Norte e Agreste baiano, a exemplo de Alagoinhas, Inhambupe vem contrariando a tendência nacional de crise econômica e retração de investimentos, sobretudo quando o assunto é o setor privado. De acordo com os dados do TCE, a Cidade demonstra ter meios próprios para seguir o mesmo caminho de destaque de outros grandes municípios baianos.

Reportagem elaborada pelo RL News por sugestão de Diego Brandão.

Leia mais notícias em  RL News e siga nossa página no Facebook e Twitter 
RL News, você vê primeiro aqui!

Poste um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem