News

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Morre Fernando Pessoa aos com 47 anos


Neste dia, em 1935, o mundo perdeu o poeta português Fernando Pessoa. (Lisboa, 13 de Junho de 1888 — Lisboa, 30 de Novembro de 1935).

É considerado um dos maiores poetas da Língua Portuguesa, e o seu valor é comparado ao de Camões. O crítico literário Harold Bloom considerou a sua obra um "legado da língua portuguesa ao mundo"[1].

Por ter crescido na África do Sul, para onde se mudou aos sete anos em virtude do casamento de sua mãe, Pessoa foi alfabetizado em Inglês. Das quatro obras que publicou em vida, três são na língua inglesa. Fernando Pessoa dedicou-se também a traduções desse idioma.

Durante sua discreta vida, atuou no Jornalismo, na Publicidade, no Comércio e, principalmente, na Literatura. Como poeta, desdobrou-se em diversas personas conhecidas como heterónimos, em torno das quais se movimenta grande parte dos estudos sobre sua vida e sua obra. Centro irradiador da heteronímia, auto-denominou-se um "drama em gente".

Fernando Pessoa morreu de cirrose hepática aos 47 anos, na cidade onde nasceu. Sua última frase foi escrita em Inglês: "I know not what tomorrow will bring… " ("Não sei o que o amanhã trará").

Dia Internacional contra a AIDS -


A Unimed Centro Oeste e Tocantins se fez presente no Dia Mundial Contra a AIDS (01/12) com a publicação de um excelente folheto, desenvolvido pela Enfermeira Rita de Cássia Marinho, Programa Viva Melhor, com a recomendação para lê-lo com muita atenção e passar a informação adiante.

Com ela a palavra:

A AIDS é uma doença que ainda NÃO tem cura, uma doença que passa de pessoa para pessoa e é causada por um VÍRUS que entra no SANGUE.

No sangue existem células que são como “soldados” com a missão de defender o organismo

O vírus da AIDS (HIV), agindo como inimigo esperto, ataca diretamente o “general” desse exército de células, deixando os “soldados” desorientados e o corpo sem proteção nenhuma contra as infecções.

Além de estar no sangue das pessoas contaminadas, o vírus HIV encontra-se também nos outros líquidos do corpo humano, SENDO EM MAIOR QUANTIDADE NO ESPERMA, ou seja, o líquido que sai do pênis durante a relação sexual.

NÃO EXISTE REMÉDIO E NEM VACINA CONTRA A AIDS

A única medida possível, no momento, é evitar pegar a doença.

Hoje na História

30/11/1998
Deutsche Bank AG anuncia a aquisição do Bankers Trust Corp. por $10.1 bilhões, criando a maior instituição financeira do mundo.

30/11/1986
No Brasil, um terremoto de magnitude 5.1 na escala Richter atinge o município de João Câmara, no Rio Grande do Norte.

30/11/1986
Morre Cary Grant, ator americano de origem inglesa.

30/11/1981
Os Estados Unidos e a União Soviética começam a negociar em Genebra um acordo para reduzir o número de armas nucleares na Europa.

30/11/1967
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil ( CNBB ) condena a prisão de clérigos.

30/11/1967
O país de Iêmen torna-se independente da Grã-Bretanha.

30/11/1966
Barbados, um estado insular independente, localizado dentro das Pequenas Antilhas, torna-se independente da Inglaterra.

30/11/1964
O Presidente Castelo Branco promulga o Estatuto da Terra – lei que regula direitos e obrigações concernentes aos bens imóveis rurais.

30/11/1961
Para a satisfação do Iraque, a União Soviética veta o direito do Kuwait de se tornar membro das Nações Unidas.

30/11/1950
Harry Truman, presidente dos Estados Unidos, anuncia que seu país pode utilizar a bomba atômica no conflito da Coréia.

30/11/1950
Harry Truman, presidente dos Estados Unidos, anuncia que seu país pode utilizar a bomba atômica no conflito da Coréia.

30/11/1947
Um dia após as Nações Unidas declararem a formação do estado de Israel, o estado judeu é atacado por seus países vizinhos.

30/11/1938
Emil Hacha é eleito presidente da Tchecoslováquia.

30/11/1935
Na Alemanha de Hitler, é concedido o direito de divórcio no caso de um dos cônjuges não acreditar nos ideais nazistas.

30/11/1935
Morre o poeta português Fernando Pessoa.

30/11/1930
Inauguração de vôos comerciais entre Brasil e Estados Unidos pela Pan American Airlines.

30/11/1922
Manifestação do Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães reúne 50 mil pessoas em Berlim.

30/11/1920
A Prússia torna-se um Estado livre, parlamentar e democrático. O presidente do Conselho é o social-democrata Otto Braun.

30/11/1919
Pela primeira vez na França, mulheres votam em eleições legislativas.

30/11/1913
Charles Chaplin inicia a sua carreira de ator cinematográfico com o filme “Making a Living”, de Mark Sennett.

30/11/1838
Após a ocupação francesa de Vera Cruz, o México declara guerra à França. O conflito é conhecido como a Guerra dos Pastéis.

30/11/1807
O exército francês, sob o comando do General Junot, ocupa Lisboa e assume a presidência do conselho de Governo.

30/11/1782
Os Estados Unidos e a Grã-Bretanha assinam o Tratado de Paris, pondo um fim a Guerra Revolucionária norte-americana
.

Democratas baiano querem punição a Arruda


Duas das principais lideranças do DEM baiano defenderam hoje, em entrevista ao jornal A Tarde, uma ação clara do partido em relação ao governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda, acusado de fazer parte de um esquema de cobrança de propina. O deputado ACM Neto, que estará na reunião que o partido fará no início da tarde em Brasília para decidir o futuro do correligionário, afirmou que o DEM "não aceitará que a impunidade fale mais alto e não descarta nenhuma pena prevista no seu regimento". “O partido não vai passar a mão na cabeça”, frisou. Também participam da reunião que acontece à tarde, em Brasília, além de Neto e do próprio Arruda, os deputados federais Rodrigo Maia (presidente nacional da legenda), Ronaldo Caiado (GO), Paulo Bornhausen (SC) e os senadores José Agripino (RN), Heráclito Fortes (PI), Demóstenes Torres (GO) e Marco Maciel (PE). Na avaliação do presidente do DEM na Bahia, o ex-governador Paulo Souto, apesar dos “indícios de irregularidades”, qualquer “medida extrema” da legenda só pode ser tomada depois que o governador do Distrito Federal apresente sua defesa ao partido.


Fonte - Bahianotícias

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Segurança no Trabalho - 27 de novembro


Que é Segurança do Trabalho?
Segurança do trabalho pode ser entendida como os conjuntos de medidas que são adotadas visando minimizar os acidentes de trabalho, doenças ocupacionais, bem como proteger a integridade e a capacidade de trabalho do trabalhador. A Segurança do Trabalho estuda diversas disciplinas como Introdução à Segurança, Higiene e Medicina do Trabalho, Prevenção e Controle de Riscos em Máquinas, Equipamentos e Instalações, Psicologia na Engenharia de Segurança, Comunicação e Treinamento, Administração aplicada à Engenharia de Segurança, O Ambiente e as Doenças do Trabalho, Higiene do Trabalho, Metodologia de Pesquisa, Legislação, Normas Técnicas, Responsabilidade Civil e Criminal, Perícias, Proteção do Meio Ambiente, Ergonomia e Iluminação, Proteção contra Incêndios e Explosões e Gerência de Riscos.

Curiosidade do dia

Aranhas tecem suas teias sem alterar a receita há milhões de anos


Pesquisadores da Universidade da Califórnia em Riverside e da Universidade de Wyoming, descobriram que a base para a receita do fio remonta aos primeiros "tecedores de círculos" surgidos há 125 milhões de anos e que há muito pouca coisa a ser melhorada nesta receita, conforme matéria publicada na revista Science e Jornal The New York Times de abril 2001 Também decifraram proteínas de fio a partir de diversas espécies de linhagens antigas e primitivas de aranhas, que remontam a 400 milhões de anos, notando algumas diferenças, o que confirma a existência de ampla variedade de tecidos que ainda estariam por ser descobertos entre as 35.000 espécies de aranhas existentes. Sem temperaturas muito elevadas, pressão exagerada ou poluição, as aranhas são capazes de produzir uma corrente contínua de seu fio, uma das fibras mais poderosas que existem: Por ser leve e elástico, é mais forte do que o aço, porém é facilmente reciclável, e poderia em diversas circunstâncias substituir o plástico. "Ela é benéfica ao ambiente e é uma superfibra", afirma o Dr. David P. Knight, um pesquisador da Universidade de Oxford, Inglaterra. Porém, extrair a seda da aranha para utilização comercial é algo bastante problemático. As aranhas, por serem predadoras, não vivem próximas umas às outras, o que inviabiliza centros de produção de larga escala. Mas, algo deve ser registrado: apesar de todo nosso progresso industrial, as aranhas continuam sendo as melhores fabricantes. "Elas estão no ramo há 400 milhões de anos", afirma o Dr. Knight, de Oxford. "Trata-se de um longo período de pesquisa e investimento".


Fonte: The New York Times/UOL - Kenneth Chang/
Tradução: André Medina Carone.

Hoje na História

27/11/1992
O governo da Venezuela esmaga uma tentativa de golpe de estado por soldados rebeldes. Cinquenta pessoas morrem e centenas ficam feridas.

27/11/1992
A Alemanha proíbe atividades neonazistas no país.

27/11/1990
O Partido Conservador britânico escolhe John Major para suceder Margaret Thatcher como líder do partido e primeiro-ministro do país.

27/11/1990
Salman Rushdie, autor de “Versos Satânicos”, que vivia escondido desde a ameaça de morte feita pelo Aiatolá Khomeini, reaparece.

27/11/1956
Nos Jogos Olímpicos de Melbourne na Austrália, o brasileiro Adhemar Ferreira da Silva se torna bicampeão olímpico no salto triplo.

27/11/1952
Em Praga, 11 antigos líderes comunistas são condenados à morte.

27/11/1949
A Índia adota nova Constituição.

27/11/1935
No Rio de Janeiro, tropas do governo dominam rapidamente a revolta militar comunista que ficou conhecida como Intentona Comunista.

27/11/1934
Na Romênia, o exército interdita todas as associações comunistas.

27/11/1915
A Sérvia perde a região de Amsel.

27/11/1907
O aviador Santos-Dumont estabelece o primeiro recorde de velocidade aérea, voando 220 metros em 21 segundos.

27/11/1907
Major Cândido Rondon conclui a ligação telegráfica entre o Rio e a Amazônia, via Mato Grosso, penetrando 997 km pela selva.

27/11/511
Clóvis, rei dos Francos, morre aos 45 anos de idade e seu reino é dividido entre seus 4 filhos
.

Grande Mário Lago


Hoje estamos comemorando o aniversário de 98 anos de Mário Lago (Rio de Janeiro, 26 de novembro de 1911 — Rio de Janeiro, 30 de maio de 2002) foi um advogado, poeta, radialista, letrista e ator brasileiro. Ele nos deixou há 7 anos, mas deve ser lembrado para sempre.

Autor de sambas populares como "Ai, que saudades da Amélia" e "Atire a primeira pedra", ambos em parceria com Ataulfo Alves, fez-se popular entre as décadas de 40 e 50.

Comunista, sempre esteve ao lado das causas populares e da cultura nacional. Parabéns Mário Lago!

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Dia Internacional da Não-Violência contra a Mulher


25 de Novembro – Um dia para lembrar, protestar e mobilizar contra a violência à mulher. Definido no I Encontro Feminista Latino-Americano e do Caribe, realizado em 1981, em Bogotá, Colômbia, o 25 de Novembro é o Dia Internacional da Não-Violência contra a Mulher. A data foi escolhida para lembrar as irmãs Mirabal (Pátria, Minerva e Maria Teresa), assassinadas pela ditadura de Leônidas Trujillo na República Dominicana.

Em 25 de novembro de 1991, foi iniciada a Campanha Mundial pelos Direitos Humanos das Mulheres, sob a coordenação do Centro de Liderança Global da Mulher,que propôs os 16 Dias de Ativismo contra a Violência contra as Mulheres, que começam no 25 de novembro e encerram-se no dia 10 de dezembro, aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, proclamada em 1948.

Este período também contempla outras duas datas significativas: o 1º de Dezembro, Dia Mundial da Luta contra a AIDS e o dia 6 de Dezembro, Dia do Massacre de Montreal. Em março de 1999, o 25 de novembro foi reconhecido pelas Nações Unidas (ONU) como o Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher

Hoje na História

25/11/1992
O parlamento tcheco vota a favor da divisão do pais em duas repúblicas independentes: a República Tcheca e a Eslováquia.

25/11/1991
A LBA pede abertura de processo contra ex-diretores e seis empresas de Alagoas pelo desvio de Cr$ 640 milhões.

25/11/1984
No Uruguai, os militares concordam em abandonar o poder e eleições gerais põem fim a onze anos de ditadura no país.

25/11/1975
O Suriname, a antiga Guiana Holandesa situada no nordeste da América do Sul, obtém a sua independência.

25/11/1974
A Petrobrás descobre jazida de petróleo na bacia de Campos, no Rio de Janeiro.

25/11/1972
O Golpe militar derruba o presidente grego George Papadopoulos.

25/11/1971
A Dinamarca e a Noruega tornam-se os primeiros membros da OTAN a estabelecer relações diplomáticas com o Vietnã do Norte.

25/11/1970
O escritor japonês Yukio Mishima comete haraquiri – ritual de suicídio - por desgosto pelo abandono dos valores de sua sociedade.

25/11/1964
O quarto Salão do Automóvel comemora a marca de um milhão de veículos produzidos no país.

25/11/1960
Inaugurado em São Paulo, no Pavilhão de Exposições do Parque Ibirapuera, o primeiro Salão do Automóvel.

25/11/1955
Nereu Ramos, presidente em exercício, decreta estado de sítio, que vigora até a posse de Juscelino Kubitschek.

25/11/1954
Direção do PSD indica Juscelino Kubitschek para presidente e João Goulart para vice.

25/11/1949
Israel e Jordânia não aceitam a internacionalização de Jerusalém.

25/11/1936
Alemanha e Japão firmam o Pacto Anti-Komintern.

25/11/1935
O Governo Vargas decreta o estado de sítio e inicia uma violenta repressão contra o comunismo.

25/11/1926
Benito Mussolini, fundador do fascismo italiano e chefe do governo, fecha jornais antifascistas e estabelece a pena de morte na Itália.

25/11/1884
Em St Louis, Missouri, o inventor John B Meyenberg patenteia o processo de condensação de leite.

25/11/1867
Alfred Nobel, químico sueco e originário do prêmio Nobel, inventa a dinamite.

25/11/1641
Inicia-se a invasão holandesa ordenada por Maurício de Nassau no Maranhão.

Dia da Baiana - 25 de novembro


Ofício das baianas do acarajé é patrimônio
cultural do Brasil. Quando anunciado,
equívocos em torno do “tombamento do
acarajé” e outros mal-entendidos esconderam a
valorização de uma profissão feminina historicamente
presente no País: as baianas de tabuleiro.
O orgulho por esse reconhecimento podia ser
visto nos rostos das mulheres negras de novas
e antigas gerações.

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Fernando Henrique Cardoso - entrevista histórica

Em entrevista exclusiva concedida ao jornalista Augusto Nunes, colunista da revista Veja, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) revisa os aspectos mais importantes de seus dois mandatos (1995-2003) e da transição para o governo petista comandado por Luis Inácio Lula da Silva.

O político relembra como o Plano Real foi criado, fala sobre as privatizações, principalmente as das telecomunicações, sobre a lei de responsabilidade fiscal, sobre programas de saneamento de bancos e de financiamento da agricultura familiar, sobre o fortalecimento da Petrobras durante seu governo, sobre corrupção e outros assuntos.

FHC não perde a oportunidade de alfinetar o governo petista federal por ter dado continuidade a projetos iniciados em sua gestão. Também aproveita para reafirmar que o partido do presidente Lula "empacava" os projetos de lei do governo tucano na Câmara e no Senado quando era oposição, de acordo com seus interesses políticos. Exatamente como faz a oposição atual, o que gera queixas do presidente Lula. FHC também classifica como "retrocesso institucional" o fato de o governo atual ter deixado a Agência Nacional do Petróleo de lado na regulamentação da exploração do petróleo do pré-sal.

O ex-presidente também fala sobre a criação de projetos educacionais e de alfabetização e de programas como o Bolsa-escola, Auxílio-gás e Cartão-alimentação, que foram fundidos em 2003, já no governo Lula, para gerar o Bolsa-família. É uma pena, contudo, que o clima de camaradagem entre entrevistado e entrevistador não tenha aberto espaço para uma discussão mais aprofundada das críticas que os opositores de FHC fazem justamente em relação aos projetos de desenvolvimento social e combate à desigualdade (ou a falta deles, segundo esses críticos) durante seu governo.

Fonte - Yahoo

Charles Miller e a decisão correta


O campeonato brasileiro de 2009 chega aos seus capítulos finais com seis times lutando pelo título. A duas rodas do fim da competição quatro times brigando diretamente pelo título: São Paulo (62 pontos), Flamengo (61), Internacional (59) e Palmeiras (59). Com 56 pontos e ainda com chances matemáticas, os rivais Cruzeiro e Atlético-MG correm por fora.

Vale lembrar que a paixão do brasileiro pelo futebol nasceu com o retorno de Charles Miller ao Brasil depois de 10 anos de estudos na Inglaterra. O menino que saiu do Brasil aos dez anos, voltou com 20 , em 1894, e trouxe em sua bagagem as famosas duas bolas usadas, um par de chuteiras, um livro com as regras do futebol e uma bomba de encher bolas.

Miller foi fundamental na montagem do time do São Paulo Athletic Club (SPAC) e a Liga Paulista de Futebol, a primeira liga de futebol no Brasil. Miller foi um dos grandes propagadores do futebol no Brasil. Miller nasceu em 24 de novembro de 1874.

Vale ressaltar que Miller aprendeu a jogar outros dois esportes nos dez anos que passou na Inglaterra além do futebol: rugby e críquete. É quase inimaginável, mas Miller poderia ser conhecido no Brasil como pai do rugby ou pai do críquete.

Com informações do Wikipedia e Portal G1.

Hoje na História

24/11/1998
A America Online confirma a compra do programa de navegação de Internet, o “Netscape Communications”.

24/11/1993
Na Inglaterra, dois meninos de 11 anos são condenados à prisão perpétua por terem assassinado James Bulger, um bebê de dois anos.

24/11/1989
Governo tcheco cai diante de protestos populares.

24/11/1969
Apollo 12, a segunda missão humana para a Lua, retorna à Terra.

24/11/1963
Lee Harvey Oswald acusado de ter assassinato o presidente Kennedy, é morto a tiro por Jack Ruby na sede da policia de Dallas.

24/11/1956
General Juarez Távora tem prisão domiciliar decretada por ter criticado o governo de Juscelino Kubitschek num programa de televisão.

24/11/1951
O navio Calypso, comandado pelo oceanógrafo francês Jacques Cousteau, parte para estudar os recifes no Mar Vermelho.

24/11/1937
Governo Vargas decreta Intervenção Federal em todos os estados, menos Minas Gerais.

24/11/1935
Durante a Intentona Comunista, Militares da ANL tomam o poder em Recife.

24/11/1913
Uma multidão esperou horas pela estréia de “Traffic in Soul”, filme do diretor George Loane Tucker, no Webber’s Theatre, na Broadway.

24/11/1859
Charles Darwin lança “A Origem das Espécies” onde expõe que as formas de vida originaram de um processo de seleção natural.

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Celular mais leve do mundo chega ao Brasil



O celular modu, considerado o aparelho mais leve do mundo pela edição deste ano do Guiness Book, vai ser lançado no Brasil até o fim do ano. O telefone, que pesa cerca de 40 g, tem tela de apenas 1,3 polegadas e vem com memória interna de 2 gigabytes, será vendido pela Claro por R$ 299, desde que o consumidor contrate um plano que custa R$ 74,90 por mês.

O modu foi criado por uma empresa israelense que tem o mesmo nome e é dirigida por Dov Moran, considerado um dos inventores do pendrive.

Fonte - r7.com - tecnologia e ciências

Madonna fatura sozinha muito mais do que o "Criança Esperança" inteiro em um lance

Cena do Criança Esperança

Madonna veio ao Brasil, namoradinho a tiracolo, e numa tacada só levou daqui 7 milhões de dólares doados por Eike Batista para as obras assistenciais da sua ONG, Success For Kids. Isto em meio a um jantar, cercada de poucos convivas políticos e artísticos Nada contra ninguém. O empresário tem todo direito de fazer do dinheiro dele o que bem entende. Informa-se, inclusive, que por aqui o mesmo Eike Batistacolabora com inúmeras outras entidades. O complicado é que na outra ponta da história encontramos a Globo, por exemplo, além de outras emissoras com ações semelhantes, todo santo ano promovendo o "Criança Esperança" e assumindo o ônus da sua realização. Uma luta que se repete. Nem é possível imaginar o que isto representa em horas de programação, incluindo-se aí a promoção de um show com muitos artistas. Apenas para efeito de cálculo e melhor comparação, contra os 7 milhões de dólares doados para as obras assistenciais da Madonna, a Globo e o seu "Criança Esperança" até agora - porque os números ainda não estão completamente fechados - arrecadaram pouco mais de 6 milhões de... reais. Importante lembrar que a fome e os problemas sociais não têm fronteira. Todos devem ser vistos da mesma forma e consideração. O que chama atenção é a distorção de valores. Tem alguma coisa que não está batendo como deveria.

Fonte - Uol

Dia do Músico


Santa Cecília é a padroeira dos músicos. Por isso o dia 22 de novembro, ontem, é comemorado o dia do músico e da música. O músico pode ser arranjador, intérprete, regente e compositor. Há quem diga que os músicos devem ter talento nato para isso, mas existem cursos superiores na área e pessoas que estudam música a vida toda. O músico pode trabalhar com música popular ou erudita, em atividades culturais e recreativas, em pesquisa e desenvolvimento, na edição, impressão e reprodução de gravações. A grande maioria dos profissionais trabalha por contra própria, mas existem os que trabalham no ensino e os que são vinculados a corpos musicais estaduais ou municipais.

Nascia o maestro Claudio Santoro


O compositor e maestro brasileiro Claudio Franco de Sá Santoro nasceu em Manaus (AM) no dia 23 de novembro de 1919. Na capital amazonina, ainda menino estudou violino e piano, e seu empenho fez com que o Governo do Amazonas o mandasse estudar no Rio de Janeiro. Aos 18 anos, já era professor adjunto da cátedra de violino do Conservatório de Música do Rio de Janeiro.

Claudio Santoro foi professor fundador do Departamento de Música da Universidade de Brasília. Faleceu em 1989, época em que exercia o posto de Regente Titular da Orquestra do Teatro Nacional de Brasília. Hoje, o teatro leva o nome do maestro: Teatro Nacional Claudio Santoro.

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Dia da Bandeira - 19 de novembro


Após a Proclamação da República em 1889, surgiu a necessidade de criação de uma nova bandeira. Criada pelo advogado Ruy Barbosa, a bandeira provisória era bastante semelhante à bandeira estadunidense, fato que fez com que o marechal Deodoro da Fonseca vetasse o desenho.

Adotada pelo decreto de lei nº 4 de 19 de Novembro de 1889, a bandeira atual consiste em uma adaptação da antiga bandeira do império idealizada em 1820 por Jean-Baptiste Debret. O disco azul central foi idealizado pelo pintor Décio Vilares, já as estrelas, por Benjamin Constant. A inscrição “Ordem e Progresso” é fruto da influência do positivismo de Augusto Comte. Até hoje, a bandeira brasileira permanece inalterada, com exceção das estrelas, que segundo a Lei nº 8.421, de 11 de maio de 1992, devem ser atualizadas no caso de criação ou extinção de algum Estado.

Em seu sentido original, as cores verde e amarela simbolizavam respectivamente, as oliveiras em torno da casa real de Bragança e a casa imperial dos Habsburgos. Posteriormente, esses significados foram adaptados: a cor verde passou a simbolizar as nossas matas e florestas; o amarelo, o ouro e as riquezas minerais; a azul, o céu; a branca, a paz. Cada estrela disposta na bandeira corresponde a um Estado brasileiro; a única estrela que é situada acima na inscrição “Ordem e Progresso” é Spica, representante do Estado do Pará.

A bandeira nacional deve ser hasteada em todos os órgãos públicos, escolas, secretarias de governo, etc. Seu hasteamento deve ser feito pela manhã e a arriação no fim da tarde. A bandeira não pode ficar exposta à noite, a não ser que seja bastante iluminada.

Dia da Bandeira - 19 de novembro

Conheça as Bandeiras em nossa História

Bandeira da Ordem de Cristo
Primeira hasteada em solo brasileiro
Bandeira Real
A primeira do Reino de Portugal, nas naus do descobrimento
Bandeira de D. João III
Usada no Brasil durante a Colonização
Bandeira do Domínio Espanhol
Bandeira utilizada durante o domínio espanhol em terras portuguesas
Bandeira da Restauração
Bandeira do Reinado de D. João VI, marca o fim do domínio espanhol
Bandeira do Principado do Brasil
Primeiro sinal de presença do Brasil, no campo político mundial, como parte integrante da nação portuguesa
Bandeira de D. Pedro II, de Portugal
Bandeira do reinado de D. Pedro II, utilizada após a morte de D. Afonso VI
Bandeira do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves
Bandeira do período de D. João VI
Bandeira do Regime Constitucional
Última a tremular no Brasil com traços que lembram Portugal
Bandeira Imperial do Brasil
Marca da emancipação política do Brasil
Bandeira Provisória da República
Utilizada de 15 a 19 de novembro de 1889, sendo substituída pela atual
Bandeira Nacional

Hoje na História

19/11/1996
O Papa e o ditador cubano Fidel Castro realizam um encontro histórico no Vaticano.

19/11/1985
O presidente Ronald Reagan se encontra com o líder soviético Mikhail Gorbachev em Genebra, Suíça.

19/11/1977
O presidente egípcio Anuar el-Sadat se torna o primeiro líder árabe a visitar Israel.

19/11/1969
Pelé marca, na noite anterior, no estadio do Maracanã, seu milésimo gol, na vitória do Santos sobre o Vasco.

19/11/1969
Os astronautas da Apollo 12, Charles Conrad e Alan Bean, realizam o segundo pouso de seres humanos na lua.

19/11/1967
Morre o escritor João Guimarães Rosa.

19/11/1951
A Grã-Bretanha utiliza, pela primeira vez, um reator atômico para gerar energia.

19/11/1942
Durante a Segunda Guerra Mundial, o Exército Vermelho soviético lança uma ofensiva contra as tropas alemãs em Stalingrado.

19/11/1917
Na Rússia, Leon Trotski cria uma comissão diplomática revolucionária.

19/11/1889
Decreto cria oficialmente o Dia Nacional da Bandeira.

Pelé - Mil gols

Há 40 anos, Pelé fazia história com um pênalti: o milésimo gol

Rei do Futebol admite que 'perna tremeu' antes da cobrança no Maracanã


Quanto tempo dura uma cobrança de pênalti? Entre a corrida do batedor e a conclusão da jogada, alguns poucos segundos. Mas a penalidade que deu a Pelé seu milésimo gol parece eterna. É como se o Rei estivesse batendo aquele pênalti até hoje, dia 19 de novembro de 2009, quando o lance completa 40 anos.
O gol histórico foi marcado com a camisa do Santos no Maracanã, contra o Vasco, em uma partida válida pela Taça de Prata. O jogo estava 1 a 1. Aos 32 minutos do segundo tempo, Pelé é lançado por Clodoaldo, tromba com o zagueiro vascaíno Fernando e cai na área. O árbitro pernambucano Manoel Amaro de Lima aponta a marca do pênalti.

- O cobrador oficial era o Carlos Alberto Torres, mas ali eu bati. Engraçado é que era jogo normal, não era final nem nada. Mas quando eu olhei para trás estava todo mundo na linha do meio de campo. Se houvesse rebote, não ia ter ninguém para pegar - relembra Pelé.



quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Audiência incomoda!

Aliados, Grupo Folha e Globo atacam Rede Record

Sócios em um veículo de comunicação de São Paulo se unem em campanha contra a segunda emissora de TV do país

O jornal Folha de S.Paulo e o portal UOL publicaram nesta terça-feira (17) mais uma reportagem contra a Rede Record. O grupo se aliou à TV Globo em uma campanha difamatória, que tem como base uma suposta denúncia de remessa ilegal de dinheiro ao exterior.

De acordo com as duas concorrentes da Record, o empresário Edir Macedo teria usado dinheiro de doações religiosas para a compra da emissora. As mesmas acusações já foram investigadas pela Polícia Federal, Interpol e arquivadas pelo Supremo Tribunal Federal.

Ainda assim, essa foi a terceira matéria divulgada pelo Grupo Folha desde a veiculação de reportagem sobre o mesmo assunto pelo Jornal Nacional, há cinco dias. Não é a primeira vez que isso ocorre. Sócias no jornal Valor Econômico, Folha e Globo têm se aliado constantemente em ataques infundados contra a Rede Record.

Tanto a reportagem da TV Globo, exibida quinta-feira (12), quanto a matéria desta terça-feira de Folha e UOL foram manipuladas. Sob o título “Contas da Universal movimentam R$ 1,4 bi”, o texto da Folha de S.Paulo induz o leitor a acreditar que todo este valor foi movimentado por representantes da Igreja Universal do Reino de Deus. Em ilustração que pretende explicar “como opera a organização”, sugere que o dinheiro foi desviado de doações de fiéis para aquisição da emissora de TV.

No meio da reportagem, porém, a própria Folha se desmente. “(...) Nem todo o dinheiro está relacionado à Universal. Há indícios de que se tratavam de ‘contas-ônibus’, que abrigam recursos de diferentes empresas e pessoas brasileiras.” Ou seja, as contas não são “da Universal”, segundo a própria matéria. Nem mesmo há provas de que a Igreja Universal enviou dinheiro ilegalmente ao exterior.

De acordo com o advogado da igreja, Antônio Sérgio de Moraes Pitombo, isso nunca aconteceu. “Segundo o criminalista, o Ministério Público do Estado de São Paulo está usando fatos antigos, já investigados pela Polícia Federal e arquivados por falta de provas”, diz o jornal. Para o advogado, não faz sentido a premissa da investigação de que a Universal usou dinheiro dos fiéis para a compra de emissoras de TV e de rádio e jornais. “Não tem desvio de finalidade na igreja. É só visitar hospital e presídio. Eles têm um trabalho assistencial muito grande”, disse Pitombo à Folha.

Em reportagens recentes, a Rede Record mostrou que tanto Folha quanto TV Globo manipularam o noticiário nos últimos meses. A Folha enganou seus leitores ao publicar uma informação mentirosa sobre a vida política da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff. No caso da Globo, ficou provado que um dos principais promotores que assinam a denúncia contra a Record já foi punido no passado por favorecer a emissora dos irmãos Marinho.



Dia do Conselho Tutelar




Parabéns a todos que atuam no Conselho Tutelar

Hoje na História

18/11/1993
Líderes da África do Sul aprovam uma nova constituição democrática, que dá o direito ao voto para os negros do país.

18/11/1976
Bispos católicos nos Estados Unidos abolem a proibição de se comer carne nas sextas-feiras.

18/11/1976
O parlamento espanhol aprova uma lei que re-estabelece a democracia no país após 37 anos de ditadura.

18/11/1970
Linus Pauling, ganhador do Prêmio Nobel, afirma que grandes doses de vitamina C podem prevenir a gripe.

18/11/1936
Alemanha e Itália reconhecem o governo nacionalista de Francisco Franco na Espanha.

18/11/1935
Entram em vigor as sanções da Liga das Nações contra a Itália por conta da guerra com a Etiópia.

18/11/1930
Criada a Ordem dos Advogados Brasileiros (OAB).

18/11/1927
Acontece na França a primeira reunião da Federação Internacional de Futebol, que cria a Copa do Mundo.

18/11/1926
O escritor irlandês George Bernard Shaw recusa o dinheiro do Prêmio Nobel de Literatura.

18/11/1922
Morre o escritor francês Marcel Proust.

18/11/1919
O Senado dos Estados Unidos rejeita o Tratado de Versalhes.

18/11/1918
Ocorre uma insurreição anarquista no Rio de Janeiro. José Oiticica e Astrogildo são presos.

18/11/1918
O exército belga retoma Bruxelas após quatro anos de ocupação alemã.

18/11/1905
Após a restauração de sua independência, o parlamento da Noruega elege o príncipe Charles da Dinamarca como rei de seu país.

18/11/1903
Assinado tratado entre os Estados Unidos e o Panamá que dá aos americanos o controle sobre a construção e gestão do canal.

18/11/1883
Os Estados Unidos dividem o país em quatro fusos-horários.

18/11/1814
Morre o escultor brasileiro António Francisco Lisboa. Conhecido por "Aleijadinho", foi o mais importante artista barroco no Brasil.

18/11/1497
O navegante português Bartolomeu Dias descobre o cabo da Boa Esperança.

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Inaugurado o Canal de Suez


O Canal de Suez é um canal que liga Porto Said, porto egípcio no Mar Mediterrâneo, a Suez, no Mar Vermelho. Com a extensão de 163 quilômetros, permite que embarcações naveguem da Europa à Ásia sem terem que contornar a África pelo cabo da Boa Esperança. Antes da sua construção, as mercadorias tinham que ser transportadas por terra entre o Mar Mediterrâneo e o Mar Vermelho.

A companhia Suez de Ferdinand de Lesseps construiu o canal entre 1859 e 1869. Estima-se que 1,5 milhão de egípcios tenham participado da construção do canal e que 125 000 morreram, principalmente de cólera. Em 17 de fevereiro de 1867, o primeiro navio atravessou o canal, mas a inauguração oficial foi em 17 de novembro de 1869.

Hoje na História

17/11/1990
Com o colapso da economia soviética, o primeiro-ministro Mikhail Gorbachev pede “poderes especiais”, que lhe são concedidos.

17/11/1989
Dezenas de milhares de pessoas marcham em Praga exigindo o fim do regime comunista na Tchecoslováquia.

17/11/1972
Ex-presidente Juan Perón retorna à Argentina após 17 anos de exílio.

17/11/1960
Morre Clark Gable, famoso ator norte-americano que estrelou o filme “E o Vento Levou”.

17/11/1959
A firma sul-africana De Beers anuncia a criação do diamante sintético.

17/11/1959
Morre o compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos.

17/11/1958
O governo civil do Sudão sofre um golpe militar e Ibrahim Abboud se torna o novo primeiro ministro do país.

17/11/1954
O general Gamal Abdel Nasser se torna líder do Egito após o afastamento do presidente Mohamed Naguib.

17/11/1946
Como condição para ingressar nas Nações Unidas, a Tailândia deve devolver ao Cambodja e ao Laos os territórios anexados em 1941.

17/11/1945
Partido Comunista Brasileiro lança como candidato à Presidência da República o engenheiro Ledo Fiúza.

17/11/1917
Morre o escultor francês Auguste Rodin, autor da famosa escultura “O pensador” .

17/11/1914
Presidente dos Estados Unidos declara a neutralidade do Canal do Panamá.

17/11/1889
Durante a madrugada, a família imperial deixa o Brasil a bordo do navio mercante Alagoas.

17/11/1869
Inaugurado o canal de Suez, uma via fluvial artificial que liga a cidade de Porto Said ao mar Mediterrâneo pelo golfo de Suez.

17/11/1636
Henrique Dias, um dos principais "capitães de emboscadas", vence batalha decisiva contra as forças holandesas que ocupavam o Brasil.

17/11/1558
Elizabete I torna-se rainha e é a última representante da dinastia Tudor a ocupar o trono da Inglaterra.

sábado, 14 de novembro de 2009

Comissária da ONU pede apoio a projetos em favor de minorias


O presidente da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), Cristovam Buarque (PDT-DF), recebeu ontem a visita da alta comissária da Organização das Nações Unidas (ONU) para Assuntos de Direitos Humanos, Navanethem Pillay. Na ocasião, Pillay apelou aos senadores pela rápida aprovação de projetos em defesa das minorias que tramitam no Legislativo.

Cristovam explicou que a CDH atua no Senado como uma comissão específica para tratar de aspectos ligados aos direitos humanos, que propõe leis para defender populações indígenas do país, bem como outras minorias e grupos que sofrem preconceitos. Ele também destacou que, no Plenário do Senado, ocorrem muitos pronunciamentos e debates sobre meios de ampliar essa proteção.

O senador ofereceu à visitante um livro com texto dele e fotos de Sebastião Salgado sobre crianças em escolas de todo o mundo. Navanethem Pillay afirmou que sua visita se liga à missão da ONU de auxiliar os países a aderir a tratados internacionais de proteção aos direitos humanos e a efetuar mudanças na sociedade de modo a proteger melhor grupos que são alvo de discriminação.

Também participaram do evento Fátima Cleide (PT-RO) e José Nery (PSOL-PA).

Fonte: Jornal do Senado de sexta-feira, 13 de novembro

Hoje na História

14/11/1999
Morre o compositor e sambista carioca Zé Kéti.

14/11/1972
Pela primeira vez, o índice da bolsa de valores norte-americana Dow Jones ultrapassa os 1000 pontos fechando em 1003.16.

14/11/1959
Termina greve dos trabalhadores dos coletivos em São Paulo, a mais longa do ano.

14/11/1946
O escritor alemão Hermann Hesse ganha o Prêmio Nobel de Literatura.

14/11/1945
Em Nuremberg é aberto um processo contra criminosos de guerra nazistas.

14/11/1940
Durante a Segunda Guerra Mundial, aviões alemães destroem a cidade inglesa de Coventry.

14/11/1930
Decreto cria o Ministério da Educação e Saúde Pública no Brasil.

14/11/1927
Comitê Central do partido comunista soviético exclui Leon Trotski e Grígori Zinóviev.

14/11/1925
A primeira exposição de pinturas surrealistas é aberta na Galeria Pierre Loeb, em Paris.

14/11/1915
Thomas Masarik cria um comitê pela independência da Tchecoslováquia.

14/11/1913
Publicação do primeiro volume da obra de Marcel Proust “Em Busca do Tempo Perdido”.

14/11/1900
Dr. Landsteiner, um cientista austríaco, descobre que existem diferentes tipos de sangue, e os classifica como A, B e C.

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Morre a atriz Mara Manzan

Ela estava internada com câncer no pulmão.
Paulista, ela tinha 57 anos e esteve na novela ‘Caminho das Índias’









Atriz Mara Manzan, de 57 anos, morreu de câncer no pulmão, às 8h15 desta sexta-feira (13). Ela estava internada desde sábado (7) no Hospital Rios D’or, em Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio, onde fazia tratamento. Sua última novela foi “Caminho das Índias”, como Ashima, uma indiana residente no Brasil.



Segundo o hospital, a doença já estava em fase de metástase, que teria evoluído para o óbito. Em abril de 2008, a atriz chegou a ser operada no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, para a retirada de um nódulo no pulmão. Dez anos antes, ela já havia retirado um tumor no útero.

A doença foi agravada, segundo ela mesmo dizia, por causa de um enfisema pulmonar causada pelo cigarro, que fumou durante 40 anos. Por causa do câncer, ela precisou deixar mais cedo a novela "Duas Caras", onde interpretava Amara, para ser operada, e depois, já em "Caminho das Índias", ficou algumas semanas afastada por causa da quimioterapia.

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Ator que interpreta Chaves passa por cirurgia de emergência


O comediante mexicano Roberto Gómez Bolaños, famoso pelos personagens Chaves e Chapolin, ficará hospitalizado por dois dias após passar por uma operação urgente na próstata, informou hoje seu filho.

Em declarações ao canal Televisa, Roberto Gómez Fernández disse que seu pai, de 80 anos, está "bem" e se recupera em um hospital da Cidade do México ao lado da mulher, a também atriz Florinda Meza, que fez Dona Florinda no seriado "Chaves".

Bolanõs tinha prevista na noite desta quarta-feira uma participação em um leilão na capital mexicana, evento a que não esteve presente devido à cirurgia.

"Ele teve uma intervenção de último momento, está bem, era uma operação relativamente simples, deve sair nos próximos dias", disse seu filho.
Fonte - Uol Notícias

Nascia Auguste Rodin


Em 12 de novembro de 1840, nascia Auguste Rodin. Rodin conquistou fama em vida com suas esculturas e suas obras chegaram a ser as mais apreciadas no mercado de arte europeu e americano. Hoje em dia encontram-se nos museus mais importantes do mundo.

Entretanto, suas primeiras esculturas foram feitas na cozinha de sua mãe, com massa que ela usava para fazer pão. Aos 14 anos, aquele que seria um dos escultores mais geniais da história da arte, já tinha aulas numa pequena academia. Em pouco tempo era aceito na Escola de Artes Decorativas, sob a orientação de Boisbaudran e de Barye. Ingressou depois na Academia de Belas-Artes, onde conheceu os escultores Carpeaux e Dalou. Trabalhou inicialmente como ornamentista, modelador, prático e cinzelador.

Rodin teve como assistente a escultora Camille Claudel, com quem teve um romance e cujos trabalhos são muitas vezes confundidos com os de Rodin. Camille acreditava que Rodin queria se apropriar dos seus trabalhos. À época, foi considerada insana e terminou seus dias internada em um manicômio.

Dia do Diretor de Escola


Parabéns!

Atualmente não cabe mais ao Gestor Escolar uma postura autoritária, na qual só ele define, opina, resolve. O gestor (diretor) moderno deve aliar conhecimento, habilidade, jogo de cintura e até ousadia. Não deve se intimidar em inovar, em arriscar para obter sucesso em seus empreendimentos. Hoje, toda comunidade escolar participa das decisões da escola, é chamada a Gestão Democrático -- Participativa, onde se houver acerto, todos acertam juntos e se houver erro, todos erram junto.
O Gestor (Diretor ) Escolar tem diversas atribuições: Administrativas, Pedagógicas e Sociais .Vou falar resumidamente de cada uma destas atribuições, pois são várias.
Na parte administrativa, o Diretor é responsável pelo funcionamento administrativo e pedagógico da escola, portanto,precisa de conhecimento administrativo e pedagógico. Compreender e aplicar as normas administrativas; gerir recursos fisicos, materiais didáticos e financeiros e Etc........
Pedagógicas --- Nesta parte, o Diretor deve acompanhar, organizar e coordenar as atividades de planejamentoe do projeto pedagógico curricular e Etc............
Na parte Social o Gestor Escolar deve organizar atividades que assegurem a relação Escola X Comunidade, entre outras.
Como as atribuições do Gestor Escolar são inúmeras: Administrativas, Pedagógicas e Sociais

Hoje na História

12/11/1990
O príncipe Akihito sobe ao trono japonês.

12/11/1986
O Brasil recebe refugiados políticos do Chile.

12/11/1983
A música “All Night Long (All Night)” de Lionel Richie chega ao topo das paradas norte-americanas.

12/11/1981
A espaçonave Columbia é lançada pela segunda vez ao espaço.

12/11/1979
Após alunos muçulmanos terem invadido a embaixada norte-americana no Irã, o presidente Carter anuncia um embargo ao petróleo iraniano.

12/11/1968
A Assembléia Geral das Nações Unidas votam contra a admissão da China comunista.

12/11/1948
Em Tóquio, o ex-primeiro-ministro Hideki Tojo é condenado à morte por crimes de guerra cometidos durante a Segunda Guerra Mundial.

12/11/1930
João Alberto e Miguel Costa fundam, no Rio de Janeiro, a Legião Revolucionária.

12/11/1927
Joseph Stalin se torna líder da União Soviética. Ele vem a ser um cruel déspota e genocida.

12/11/1925
É proclamado em Pequim, capital da China, estado de sítio e o presidente Tuan Chi-Jun renuncia.

12/11/1918
No primeiro dia após o término da Primeira Guerra Mundial, a Áustria, pela primeira vez em sua história, é proclamada uma república.

12/11/1915
Theodore W. Richards da Universidade de Harvard é o primeiro norte-americano a receber o Prêmio Nobel de Química.

12/11/1912
O primeiro-ministro espanhol José Canalejas é assassinado por um anarquista chamado Manuel Pardinas.

12/11/1906
O brasileiro Santos Dumont pilota o 14-Bis no primeiro vôo público em aeroplano e supera o recorde mundial de vôo.

12/11/1903
Morre o pintor impressionista francês Camille Pissarro.

12/11/1902
Disco de Caruso vende mais de 1 milhão de cópias.

12/11/1841
Inauguração do Liceu de Artes e Ofícios de Pernambuco.

12/11/1823
D. Pedro I dissolve a Assembléia Constituinte e manda prender José Bonifácio

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Publicação da 1ª Revista O Cruzeiro


O Cruzeiro foi a principal revista ilustrada brasileira do século XX. Fundada por Carlos Malheiro Dias, começou a ser publicada em 10 de novembro de 1928 pelos Diários Associados de Assis Chateaubriand.

Foi importante na introdução de novos meios gráficos e visuais na imprensa brasileira, citando entre suas inovações o fotojornalismo e a inauguração das duplas repórter-fotógrafo, a mais famosa sendo formada por David Nasser e Jean Manzon que, nos anos 40 e 50, fizeram reportagens de grande repercussão.

Entre seus diversos assuntos, a revista O Cruzeiro contava fatos sobre a vida dos astros de Hollywood, cinema, esportes e saúde. Ainda contava com seções de charges, política, culinária e moda.

Cobrindo o suicídio de Getúlio Vargas em agosto de 1954 a revista atingiu a impressionante tiragem de 720.000 exemplares – até então, o máximo alcançado fora a marca dos 80.000. Daí adiante, o número se manteve.

Nos anos 60, O Cruzeiro entrou em declínio com o desuso de suas fórmulas e o surgimento de novas publicações, como as revistas Manchete e Fatos & Fotos. O fim da revista aconteceu em julho de 1975, com a consagração definitiva do instantâneo meio televisivo em favor dos impressos e o fim do império dos Diários Associados de Chateaubriand

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Senado pede medidas de incentivo à cultura


O Brasil saiu da crise econômica antes de outros países, mas, do ponto de vista da cultura, continua quase um deserto. A avaliação é de Cristovam Buarque (PDT-DF), que conclamou os senadores a voltarem sua atenção para esse problema. O que sempre aparece, observou ele, é o produto interno bruto (PIB) do país e não aspectos ligados à cultura como, por exemplo, o número de livros lidos.

O senador defendeu medidas de incentivo direto à cultura, como a redução do preço dos livros e a criação de mais bibliotecas. Também pediu a implantação de projetos já aprovados pelo Congresso, a exemplo da Cesta Básica do Livro, do Vale- Cultura e da escola em tempo integral.

Cristovam lembrou que o Congresso decidiu, durante sessão em homenagem ao Dia da Cultura na última quinta-feira, realizar uma vigília em prol da cultura. Em sua avaliação, a deficiência em termos de acesso à cultura reflete-se na "alma" dos brasileiros, contribuindo para a falta dos valores de solidariedade, para a elevação da corrupção e o aumento da violência.

Segundo dados do Ministério da Cultura citados pelo senador, apenas 13% dos brasileiros frequentam cinema uma vez por ano; 92% nunca foram a um museu; 93,4% jamais frequentaram uma exposição de arte; 78% nunca assistiram a um espetáculo de dança; 82% não possuem computador em casa; 95,6% dos gastos familiares vão para bens não culturais e 90% dos municípios não possuem uma única sala para qualquer atividade cultural. Além disso, os brasileiros leem apenas 1,8 livro por ano, enquanto na Colômbia esse percentual é duas vezes maior e, na França, seis vezes superior.

Fonte: Jornal do Senado de segunda-feira, 9 de novembro.

Profissionais da rede pública de ensino poderão ter 14º salário


O substitutivo ao projeto de lei (PLS 319/08) que cria o 14º salário para os profissionais da educação básica da rede pública de ensino poderá ser votado na terça-feira (10) pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE), que se reúne a partir das 11h. O projeto é de autoria do senador Cristovam Buarque (PDT-DF) e teve como relator o senador Marconi Perillo (PSDB-GO), que apresentou o substitutivo.

De acordo com o projeto, para ter direito ao 14º salário em dezembro os profissionais da educação básica pública precisam elevar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de sua escola em pelo menos 50%. O benefício também será pago aos profissionais que alcançarem o Ideb igual ou superior a sete. O projeto ainda estabelece que o pagamento do 14º salário deverá ocorrer até o final do semestre subsequente ao da publicação dos resultados do Ideb.

O relator da matéria assinala em seu voto que valorizar os profissionais da educação é a principal medida indicada por especialistas para elevar a qualidade da educação básica. Ele observa, no entanto, que, de acordo com a Constituição, é de competência privativa do presidente da República a proposição de leis que disponham sobre a remuneração dos funcionários públicos da administração direta e autárquica. Por analogia, as Constituições estaduais e a Lei Orgânica do Distrito Federal e dos municípios, reservam essa iniciativa aos respectivos chefes do Poder Executivo. Assim, apresentou um substitutivo, conferindo caráter autorizativo à matéria, sustentado pelo Parecer nº 527/98, da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

O relator também incluiu norma que subordina o pagamento da bonificação à prévia consignação, nas respectivas leis orçamentárias, das dotações necessárias à sua concessão. Ele propõe ainda que seja fixado em seis o índice-meta para o recebimento da gratificação, mantida a norma original de premiação dos profissionais da escola que aumentar em 50% seu índice anterior.

Fonte: Agência Senado.

Prefeito que deixar aluno sem merenda pode perder mandato


Prefeitos que deixarem de aplicar os recursos destinados à merenda escolar poderão responder por crime de responsabilidade, caso em que ficam sujeitos a perder o cargo e ficar inelegíveis, além do risco de pena de prisão. É o que prevê projeto aprovado pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

Pela proposta (PLS 182/05), do senador Cristovam Buarque (PDT-DF), podem ficar também submetidos a processos por crime de responsabilidade os prefeitos que deixarem de prestar contas dos recursos recebidos do Programa de Alimentação Escolar (Pnae).

O Pnae garante alimentação aos alunos da educação infantil e do ensino fundamental durante a permanência na escola.

– Ao invés de punir a criança com a interrupção do fornecimento da merenda, pune-se a autoridade com a suspensão de mandato e a inelegibilidade – justifica Cristovam. O relator, senador Wellington Salgado (PMDB-MG), considera as medidas oportunas, por ajudar na gestão e na garantia da qualidade da educação no país.

Fonte: Jornal do Senado de segunda-feira, 9 de novembro.

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Há 20 anos, caía o Muro de Berlim

Celebram-se hoje 20 anos da queda do Muro de Berlim, o símbolo da divisão da Guerra Fria. O muro começou a ser derrubado na noite de 9 de Novembro de 1989 depois de 28 anos de existência. O muro circundava toda a Berlim Ocidental, separando-a da Alemanha Oriental, incluindo Berlim Oriental. Este muro, além de dividir a cidade de Berlim ao meio, simbolizava a divisão do mundo em dois blocos ou partes: República Federal da Alemanha (RFA), que era constituído pelos países capitalistas encabeçados pelos Estados Unidos; e República Democrática Alemã (RDA), constituído pelos países socialistas simpatizantes do regime soviético.

Construído na madrugada de 13 de Agosto de 1961, dele faziam parte 66,5 km de gradeamento metálico, 302 torres de observação, 127 redes metálicas electrificadas com alarme e 255 pistas de corrida para ferozes cães de guarda. Este muro provocou a morte a 80 pessoas identificadas, 112 ficaram feridas e milhares aprisionadas nas diversas tentativas de atravessá-lo.

Antes da sua queda, houve grandes manifestações em que, entre outras coisas, se pedia a liberdade de viajar. Além disto, houve um enorme fluxo de refugiados ao Ocidente, pelas embaixadas da RFA, principalmente em Praga e Varsóvia, e pela fronteira recém-aberta entre a Hungria e a Áustria, perto do lago de Neusiedl.

video

video

Muro de Berlim - 20 anos

Alemanha celebra os 20 anos da queda do Muro de Berlim


BERLIM - A cidade de Berlim celebra nesta segunda-feira os 20 anos da queda do Muro com o que já é conhecida como a Festa da Liberdade, um programa de eventos que começará com um concerto dirigido pelo argentino-israelense Daniel Barenboim e terminará com a derrubada de um dominó gigante representando a queda do muro.


Cerca de mil de peças de dominó de 2,5 metros de altura serão derrubadas na tarde de 9 de novembro pra lembrar a queda do Muro de Berlim, que conduziu à reunificação da Alemanha.

Essa espécie de Muro artificial seguirá os passos da antiga barreira de concreto, entre o Reichstag (sede do Parlamento alemão) e a Potsdamer Platz, e passará também pelo emblemático Portão de Brandenburgo.

No início das festividades, haverá um concerto de música clássica regido pelo maestro argentino-israelense Daniel Barenboim.

Barenboim, que estava em Berlim quando o muro caiu, afirmou que 9 de novembro de 1989 foi um "dia inesquecível" e se disse honrado em poder participar da comemoração.

"Eu ia dirigir um concerto com a orquestra filarmônica de Berlim no dia 10 de novembro, mas quando cheguei ao ensaio, os músicos comentaram que queriam um concerto para os cidadãos do leste de Berlim. Fizemos dois dias depois", contou.

Com um recital de meia hora à frente da Staatskapelle de Berlim, Barenboim abre a celebração com a música de compositores alemães como Wagner e Beethoven.

Após o concerto, o novo muro simbólico será derrubado em três fases. A última delas culminará perante o Portão de Brandenburgo, com uma cascata de fogos de artifício.

No ato comemorativo discursarão os presidentes de França e Rússia, Nicolas Sarkozy e Dmitri Medvedev, e o primeiro-ministro do Reino Unido, Gordon Brown.

O prefeito de Berlim, Klaus Wowereit, explicou que o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, não estará nos eventos por problemas de agenda, mas que enviará a secretária de Estado, Hillary Clinton.

O presidente da Comissão Europeia (órgão executivo da UE), José Manuel Durão Barroso, o ex-líder soviético Mikhail Gorbachev e o Prêmio Nobel da Paz Mohammed Yunus também participarão do evento.

Wowereit afirmou que a revolução pacífica que conduziu ao fim da República Democrática Alemã (RDA) "não teria sido possível" sem os movimentos sociais surgidos em países como Polônia e Hungria.

Por esse motivo, o encarregado de derrubar a primeira parte do dominó, de 1,5 quilômetros de extensão no total, será o ex-presidente polonês Lech Walesa. "Será um dia de alegria não só para Berlim e a Alemanha, mas para toda Europa", afirmou Wowereit.

O programa musical incluirá shows de vários artistas, como a banda Bon Jovi, e terminará com a música "We are one", composta pelo músico alemão Paul van Dyck e outros artistas.

Os atos e as exposições por ocasião do aniversário da queda do Muro começaram no início do ano, com a instalação de centros de informação por toda a cidade sobre os eventos de 1989, e com uma exposição sobre a revolução pacífica, exibida ao ar livre na Alexanderplatz.

 
VOLTAR AO TOPO
Copyright © 2014 Inhambupe - site em edição..... Designed by OddThemes Desenvolvido por : Criativa Comunicação Visual