Em 15 de dezembro de 1859 nascia Ludwik Lejzer Zamenhof, oftalmologista polonês, criador do Esperanto

150 anos do criador do Esperanto

Não pertence a nenhum país ou religião, a língua reúne pessoas do mundo inteiro com foco na cultura de paz


Um língua que foi criada com o objetivo de facilitar a comunicação entre os povos de todos os continentes: o esperanto. Com centenas de estudiosos e praticantes no Estado do Ceará, a língua, que já se concretiza também como um movimento mundial, comemora hoje, 150 anos do seu idealizador, o polonês Lázaro Luis Zamenhof.

Em alguns lugares do mundo, estão sendo inaugurados monumentos. Em Fortaleza, é possível ver, já há 35 anos, o busto do Dr. Esperanto, (pseudônimo do criador que deu nome à língua), na Praça da Gentilândia, Benfica.

Em comemoração da data, os esperantista, como se chamam os estudiosos da língua, realizarem hoje uma palestra, às 10horas, no Liceu do Ceará.

O colégio, inclusive, deve implementar como opção de língua alternativa, o ensino do Esperanto. Esta será a segunda experiência numa escola pública em Fortaleza e Região Metropolitana, porque a primeira já acontece na EEFM Rotary Club São Miguel, em Caucaia. "Esperamos a partir daí criar uma rede de interesse em relação a língua e divulgá-la em outras escolas", disse o coordenador do Curso de Esperanto da Universidade Federal do Ceará (UFC), José Leite Jr.

De acordo com o professor, mesmo que a língua já tenha mais de 100 anos de utilização prática (iniciou-se em 1887), ela atinge um grande número de jovens, que buscam comunicação e cultura de paz entre pessoas de todo o mundo, sem qualquer tendência de supremacia cultural, política, religiosa e econômica. Criado a partir de poucas regras, o Esperanto é facilmente aprendido, garante o professor José Leite Jr.

Para a esperantista Larissa Coelho, 22, não há melhor maneira de falar com pessoas de outros países. "Não preciso aprender inglês, japonês, francês. Tenho amigos de várias nacionalidades falando apenas o esperanto. Além disso, podemos viajar através da rede de amigos da língua", exemplifica.

Somente no ano passado, mais de 1.200 famílias hospedaram esperantistas pelo mundo. Em 2010, dois estudantes de Fortaleza devem ir à Alemanha para intercâmbio.

A língua é também difundida através da literatura, obras de Machado de Assis, Graciliano Ramos, Paulo Coelho e até mesmo a Bíblia ou o Alcorão podem ser encontrados em Esperanto.

Interessados na língua podem acessar o site www.esperanto.ufc.br, lá encontra-se a lista de horários e locais disponíveis para os grupos de estudo.



fonte: Diário do Nordeste (CE

Poste um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem