Michele Loureiro
Do Diário do Grande ABC

A partir de hoje, cerca de 2,5 milhões de domicílios de 48 municípios do Estado de São Paulo - entre eles Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema e Mauá - podem ter acesso à internet usando o programa Banda Larga Popular. A Secretaria da Fazenda e a operadora NET Serviços firmaram termo de adesão que habilita a empresa a oferecer pacotes de acesso por até R$ 29,80.

A assinatura do termo ocorreu ontem durante reunião entre o secretário da Fazenda do Estado de São Paulo, Mauro Ricardo Costa, o secretário de Gestão Pública, Sidney Beraldo, e o presidente da NET Serviços, José Antonio Guaraldi Félix.

Segundo o executivo da NET Serviços, a banda larga popular já estará disponível a partir de hoje. "Temos hoje plataforma que nos permite oferecer desde o plano mais simples até o de maior velocidade, o que deve ajudar o serviço a deslanchar ."

O programa contribui para a inclusão digital ao viabilizar, principalmente às pessoas de menor poder aquisitivo, a oferta de serviços de internet de alta velocidade a custo reduzido. "São pessoas que hoje não têm acesso ou usam internet discada. Com o programa, estamos efetivamente promovendo a inclusão desta população", afirmou o secretário Mauro Ricardo Costa.

O Banda Larga Popular, lançado pelo governador José Serra em outubro de 2009, tornou o serviço de internet em alta velocidade acessível à população por meio da redução de 25% para zero da alíquota do ICMS (Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços) que incide sobre esse serviço.

Pagando no máximo R$ 29,80 por mês, o usuário do pacote popular terá direito a um modem (aparelho que permite a conexão), instalação e serviços do provedor de internet com velocidade mínima de 200 Kbps e máxima de 1 Mbps. O acesso à internet será ilimitado, sem restrições de horário ou de volume de tráfego de dados.

"A internet rápida é uma importante ferramenta de desenvolvimento social e econômico. Há estudos que relacionam o aumento do número de empregos e do PIB com o crescimento do acesso à banda larga. Portanto, essa iniciativa vai contribuir ainda mais para o progresso de São Paulo", disse o secretário Sidney Beraldo.

Dados da PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), mostram que 2,5 milhões de domicílios podem ser beneficiados. São usuários que têm computador e não acessam a internet ou utilizam a internet discada. Com o programa, a expectativa do governo é de que a metade dos lares paulistas passe a contar com internet de alta velocidade.

Poste um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem